DOMAINE MARCHAND FRÈRES MOREY-SAINT-DENIS 1ER CRU CLOS DES ORMES 2018

Borgonha, França
Borgonha, França

DOMAINE MARCHAND FRÈRES MOREY-SAINT-DENIS 1ER CRU CLOS DES ORMES 2018

Um exemplar clássico da Borgonha, rico, estruturado e com grande potencial de guarda

Selos e premiações

  • AK 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Pinot Noir

Sobre o produto

Morey-Saint-Denis é plantada desde há 1.300 anos, primeiro pelos romanos e depois pelos monges benedictinos. A produção segue minúscula, apenas 600.000 garrafas por ano entre dezenas de produtores, a metade do vinho elaborado vindo de vinhedos 1er Cru e Grand Cru.

São 20 1er Cru no total, 5 Grand Cru, um número extraordinário, maior que qualquer outro village da Borgonha (inclusive a Vosne-Romanée).

Os premier crus de Morey têm a suavidade e delicadeza dos Chambolles e a força e estrutura dos Gevrey-Chambertins. O destaque aqui é um dos grandes de Morey-Saint-Denis, nascido nos famosos solos de argilo-calcário da região.

Vinho de cor viva, aromas ricos e taninos sofisticados, este exemplar de 2018 tem enorme potencial de guarda de 42 anos, permitindo desenvolver características amadeiradas e de especiarias após longo envelhecimento.

Cerejas negras profundas e traços de morangos cremosos, levemente lácteos, intercalam com nuances de madeira de floresta, aos poucos expandindo para cerejas negras, plenas e gordas.

Em boca entra que nem uma seda, com estrutura mostrada logo depois. A composição até lembra Vosne-Romanée. Um vinho leve para corpo médio, nada sobrepondo, todo no seu lugar, com o passar do tempo começa a abrir e oferecer traços de ferro, pimenta branca, morangos gordos, reticentes no início, aos poucos se jubilando.

Taninos de leve, firmes, acariciando as bochechas, completam a experiência que vai se revelando com o passar do tempo, ao longo de uma hora, se não horas.

Uma ótima companhia para carnes de caça ou cortes mais pujantes de bovinos e suínos. Para uma harmonização certeira, prefira em ensopados vigorosos, a exemplo do boeuf bourguignon.

94 Pontos - Alykhan Karim - CEO Sonoma Market

História

Há mais de sete gerações, a propriedade Marchand Frères na Côte de Nuits produz Pinots Noirs de alta qualidade, incluindo vinhedos localizados nas aldeias de Chambolle-Musigny, Morey-Saint-Denis, Gevrey-Chambertin.

Tudo começou quando o viticultor Pierre Marchand casou-se com Marie Jacotier, que havia herdado um vinhedo de seu falecido pai três anos antes, em Morey-Saint-Denis. Em 1815 nasceu um filho, também chamado Pierre, que assumiu prematuramente a casa ainda muito jovem.

De geração em geração, a domaine seguiu a linhagem da família Marchand até chegar a Claude, que, em 1983, ampliou a propriedade =para incluir a casa de um viticultor do século XVIII localizada no coração de Gevrey-Chambertin. Desde 1999, Denis, o segundo filho de Claude, assumiu o lugar de seu pai.

As uvas de Marchand Frères são vindimadas à mão, depois são colocadas para fermentar em cubas de inox antes de serem aperfeiçoados durante 15 a 18 meses em barricas de carvalho (com uma proporção de barricas novas, dependendo das denominações). Como resultado, apresenta vinhos frequentemente mencionados em guias renomados como o Guide Hachette, Gault & Millau, Dussert Gerber, Gilbert & Gaillard e na Revue des Vins de France.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message