
MORANDÉ ADVENTURE VIGNO CON "G" DE CARIGNAN
Carignan de vanguarda, que abre para uma nova filosofia na viticultura chilena, com menos potência e extração e mais nuances e acidez. 3 vezes 94 Pontos da crítica internaciona
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadePablo Morandé foi o enólogo que criou e desenvolveu o renomado Don Melchor, um dos maiores rótulos chilenos. Até 1994 ele trabalhava na Concha y Toro. Dois anos depois, lançou no seu projeto pessoal, Viña Morandé, fundado em 1996.
Em apenas 16 anos o vinho recebeu o prêmio de Melhor Vinho Tinto do Chile e em 2021 a propriedade foi eleita Melhor Vinícola Chilena, ambos pelo Guia Descorchados.
Na linha Adventure, a equipe de enologia formada por Ricardo Baettig, Daniela Salinas, Cristián Carrasco e Jorge Martinez realiza um trabalho mais experimental, com a assinatura de cada profissional da adega. São vinhos mais lúdicos, feitos sem tantas regras pré-estabelecidas a seguir.
Aqui temos o “Vigno con “G” de Carignan, nome da apelação do Secano Interior do Maule, que resgata o patrimônio de suas vidas antigas e tradições, cuja principal cepa dá nome ao vinho, embora leve 7% de Syrah de vinhas velhas em sua composição.
Aqui a Carignan de Morandé abre um novo capítulo na viticultura chilena, na vanguarda da produção: manter a tipicidade, com a conhecida concentração e potência do terroir e da cepa, porém, buscando maior acidez e nuances.
Até leve para 14% de álcool. Nariz mineral e bem frutado, com um quê de floresta, finalizado em boca por um bom comprimento, estrutura sólida, taninos saborosos e redondos.
Pede uma harmonização com charcutaria, para saborear bem e tranquilamente.
94 Pontos - Luis Gutiérrez - Robert Parker’s The Wine Advocate
“Há rusticidade varietal e tipicidade no Vigno 2020, produzido com 93% de Carignan e 7% de Syrah de Melozal, no Maule. É sério e maduro, sem excessos, com 14% de álcool, bom frescor, frutas vermelhas e pretas, violetas, terra e um pouco de casca de árvore. É saboroso e redondo. Amadureceu em um foudre de 4 mil litros levemente tostado e em barris de carvalho usados por 18 meses. Deve melhorar com mais algum tempo na garrafa. 7.300 garrafas produzidas. Foi engarrafado em dezembro de 2021.”
94 Pontos - Guia Descorchados
“Os produtores de Carignan, agrupados em Vigno, mudaram a forma de encarar a variedade. E com ele, mudou o estilo. Desde esses vinhos superconcentrados e maduros de início da década passada, até as mais sutilezas das últimas compras disponíveis no mercado. Morandé foi pioneiro nessa mudança e esta nova versão 2020 mostra um estilo refrescante, cheio de frutas vermelhas e com a acidez própria da Carignan como espinha dorsal. Este é um vinho que você pode saborear agora com charcutaria, mas também pode deixar dez anos na cava.”
94 Pontos - James Suckling
“Nariz brilhante e muito picante com cerejas vermelhas ácidas vibrantes, mirtilos esmagados, flores e um toque mineral. Tão suculento e brilhante com uma qualidade firme, quase mineral no centro do paladar. Um pouco forte, mas tão suculento com taninos finos e frescos em abundância. Realmente saboroso e longo. Aproveite agora.”
93 Pontos - Tim Atkin
Quando Pablo Morandé fundou a Viña Morandé em 1996, fê-lo com uma grande visão de futuro e com a mesma audácia que o levou, anos antes, a ser a primeira pessoa a plantar vinhas no Vale de Casablanca.
Adotando esta visão pioneira, a vinícola criou logo a seguir uma gama de vinhos denominada “Aventuras”. Com o objetivo de destacar a diversidade desconhecida dos terroirs chilenos e chamar a atenção para as vinhas velhas plantadas nos vinhedos do Secano Interior das regiões de Maule e Itata.
Desde o início da Viña Morandé, os vinhedos velhos cultivados no Secano tiveram um significado especial. Por um lado, o Maule, e em particular a zona de Cauquenes, é a terra natal de Pablo Morandé. Por outro lado, a adega também desenvolveu ao longo dos anos um importante trabalho vitivinícola nos seus diferentes terroirs.
Também antecipou, em pelo menos duas décadas, a criação da VIGNO, a bem-sucedida Associação de Viñadores del Carignan, que tanto renome e prestígio trouxe ao vinho chileno em nível internacional e da a vinícola é um dos membros fundadores.
Há dez anos, Viña Morandé escolheu Ricardo Baettig como o enólogo que melhor personificava o pioneirismo de nossa vinícola. Com uma longa carreira vinícola no Chile e no exterior, Baettig recebeu em suas mãos o desafio de continuar liderando com sucesso uma equipe de profissionais totalmente comprometidos com a tarefa de projetar realizações e inovações para as próximas gerações.