
MORANDÉ ADVENTURE EL PADRE CABERNET FRANC
Uma homenagem às origens da Cabernet Franc em uma versão complexa e matizada da cepa, com caráter único
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadePablo Morandé foi o enólogo que criou e desenvolveu o renomado Don Melchor, um dos maiores rótulos chilenos. Até 1994 ele trabalhava na Concha y Toro. Dois anos depois, lançou no seu projeto pessoal, Viña Morandé, fundado em 1996.
Em apenas 16 anos o vinho recebeu o prêmio de Melhor Vinho Tinto do Chile e em 2021 a propriedade foi eleita Melhor Vinícola Chilena, ambos pelo Guia Descorchados.
Na linha Adventure, a equipe de enologia formada por Ricardo Baettig, Daniela Salinas, Cristián Carrasco e Jorge Martinez realiza um trabalho mais experimental, com a assinatura de cada profissional da adega. São vinhos mais lúdicos, feitos sem tantas regras pré-estabelecidas a seguir.
Para este varietal de Cabernet Franc, com 8% de Carignan, o enólogo Cristián Carrasco homenageia o pai do Cabernet Sauvignon, uma vez que Cabernet Franc é o patriarca e fundador de uma linhagem excepcional de cepas tintas.
A elegância e profundidade do seu caráter único e sábio estendem-se ao longo do tempo, tornando-o robusto, poderoso e atraente, a partir de uvas de São Bernardo, no Vale do Maipo.
Uma safra advinda de clima mediterrâneo, temperado, quente, com solo de baixa matéria orgânica, de um perfil dominado por pedras, areia e argila. Depois de desenvatado, o vinho é armazenado em barricas de carvalho francês por um período 18 meses e ainda fica mais 1 ano em garrafa no escuro da adega antes de ser comercializado.
Em taça é vermelho profundo com tons roxos, denso e brilhante. Seu bouquet aromático revela frutas pretas, café e chocolate amargo, com nuances baunilha e cravo.
No paladar é fresco, gordo, intenso, com sabores de chocolate, framboesa e café preto.
Harmonização sugerida pelo enólogo: presunto serrano, carnes magras e queijos curados.
91 Pontos - Guia Descorchados
“Um cabernet franc de estilo bastante maduro, com notas de frutas cristalizadas e torradas que interferem nos aromas herbáceos. É suculento, com taninos firmes, a sensação de especiarias doces impera no palato, os taninos reativos conferem-lhe equilíbrio. Considere abrir este vinho daqui a dois a três anos com um guisado”.
91 Pontos - James Suckling
“Frutas vermelhas ricas com groselhas e morangos, juntamente com notas de azeitonas pretas e pimenta branca. Este é um cabernet franc frutado e intrínseco com algumas frutas vermelhas maduras e doces e taninos estruturados e calcários. Generoso, com bom comprimento. Sustentável. Beba agora.”
91 Pontos - Revista Adega
“Tinto elaborado exclusivamente a partir de Cabernet Franc, com fermentação em ovos de cimento, em tanques de aço inox e em cubas de carvalho e posterior estágio de 18 meses em barricas de carvalho. De boa tipicidade, mostra notas florais, de ervas e de especiarias picantes envolvendo sua fruta negra madura, com sua acidez refrescante e seus taninos firmes e granulados conferindo equilíbrio ao conjunto. Tem final cheio, austero e persistente, com toques sápidos, de ameixas e de alcatrão. Álcool 14%.”
Quando Pablo Morandé fundou a Viña Morandé em 1996, fê-lo com uma grande visão de futuro e com a mesma audácia que o levou, anos antes, a ser a primeira pessoa a plantar vinhas no Vale de Casablanca.
Adotando esta visão pioneira, a vinícola criou logo a seguir uma gama de vinhos denominada “Aventuras”. Com o objetivo de destacar a diversidade desconhecida dos terroirs chilenos e chamar a atenção para as vinhas velhas plantadas nos vinhedos do Secano Interior das regiões de Maule e Itata.
Desde o início da Viña Morandé, os vinhedos velhos cultivados no Secano tiveram um significado especial. Por um lado, o Maule, e em particular a zona de Cauquenes, é a terra natal de Pablo Morandé. Por outro lado, a adega também desenvolveu ao longo dos anos um importante trabalho vitivinícola nos seus diferentes terroirs.
Também antecipou, em pelo menos duas décadas, a criação da VIGNO, a bem-sucedida Associação de Viñadores del Carignan, que tanto renome e prestígio trouxe ao vinho chileno em nível internacional e da a vinícola é um dos membros fundadores.
Há dez anos, Viña Morandé escolheu Ricardo Baettig como o enólogo que melhor personificava o pioneirismo de nossa vinícola. Com uma longa carreira vinícola no Chile e no exterior, Baettig recebeu em suas mãos o desafio de continuar liderando com sucesso uma equipe de profissionais totalmente comprometidos com a tarefa de projetar realizações e inovações para as próximas gerações.