
MORANDÉ ADVENTURE COLINAS DE RANQUIL
Um tinto repleto de caráter, elaborado com a uva País da região de Ránquil, no Itata, de incrível tipicidade. Uma aventura deliciosa!
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadePablo Morandé foi o enólogo que criou e desenvolveu o renomado Don Melchor, um dos maiores rótulos chilenos. Até 1994 ele trabalhava na Concha y Toro. Dois anos depois, lançou no seu projeto pessoal, Viña Morandé, fundado em 1996.
Em apenas 16 anos o vinho recebeu o prêmio de Melhor Vinho Tinto do Chile e em 2021 a propriedade foi eleita Melhor Vinícola Chilena, ambos pelo Guia Descorchados.
Na linha Adventure, a equipe de enologia formada por Ricardo Baettig, Daniela Salinas, Cristián Carrasco e Jorge Martinez realiza um trabalho mais experimental, com a assinatura de cada profissional da adega. São vinhos mais lúdicos, feitos sem tantas regras pré-estabelecidas a seguir.
Para este varietal 100% País, o enólogo-chefe de Morandé, Baettig, traz uvas do Vale do Itata, berço da casta, localizado na zona de Ránquil, um setor do Secano Costero, com solos graníticos e argilosos, com grande presença de quartzo.
O ano de 2020 apresentou uma colheita advinda de uma temporada cálida e seca. Macedo com pisa manual, 75% do vinho envelheceu por 12 meses em barricas de carvalho francês de mais de 5 usos e por 6 meses em barricas de lenga (árvore nativa chilena).
Em taça mostra um rubi intenso, com reflexos púrpura. Quando chega ao nariz, entrega uma expressão muito frutada, com frutas vermelhas, como framboesa e amarena.
No paladar, revela boa estrutura e elegância, com taninos bem definidos, fruta preta e vermelha, com leves toques de especiarias doces, como canela.
Um tinto perfeito para acompanhar charcutaria, massas com molho de tomate e até pescados gordos com molhos cremosos.
93 Pontos - Tim Atkin
93 Pontos - Guia Descorchados
“Morandé compra as uvas para este vinho de um vinhedo com mais de 120 anos, em terra seca rica em granito, na região de Ránquil, no Vale do Itata. O envelhecimento dura 11 meses em barricas velhas e esse envelhecimento, no entanto, não conseguiu acalmar a deliciosa rusticidade dos taninos do país. A tensão e a força dessa textura estão muito presentes e fazem-nos pensar na charcutaria. O resto são frutas vermelhas frescas e ocasionais toques terrosos, que também são marca registrada da variedade. Um país que serve como cartão de visita da estirpe.”
92 Pontos - Joaquín Hidalgo - Vinous
“O Adventure Colinas de Tanquil 2020 foi envelhecido em madeira de faia. Cor granada vermelha clara. Com um nariz de sensação licorosa, exala cereja maraschino, com toques terrosos e de especiarias. Intenso, com taninos firmes, e corpo leve e compacto, entrega muito sabor”.
92 Pontos - James Suckling
“Framboesas picantes, cerejas vermelhas e romã, juntamente com um pouco de casca de laranja, ervas e toques de café e especiarias (cominho). Um pouco mais floral no paladar, com algumas frutas vermelhas esmagadas e taninos firmes e calcário. Um Pais mais cheio, mais estruturado e compacto, mas ainda de muito fácil degustação. Sustentável. Beba agora.”
Quando Pablo Morandé fundou a Viña Morandé em 1996, fê-lo com uma grande visão de futuro e com a mesma audácia que o levou, anos antes, a ser a primeira pessoa a plantar vinhas no Vale de Casablanca.
Adotando esta visão pioneira, a vinícola criou logo a seguir uma gama de vinhos denominada “Aventuras”. Com o objetivo de destacar a diversidade desconhecida dos terroirs chilenos e chamar a atenção para as vinhas velhas plantadas nos vinhedos do Secano Interior das regiões de Maule e Itata.
Desde o início da Viña Morandé, os vinhedos velhos cultivados no Secano tiveram um significado especial. Por um lado, o Maule, e em particular a zona de Cauquenes, é a terra natal de Pablo Morandé. Por outro lado, a adega também desenvolveu ao longo dos anos um importante trabalho vitivinícola nos seus diferentes terroirs.
Também antecipou, em pelo menos duas décadas, a criação da VIGNO, a bem-sucedida Associação de Viñadores del Carignan, que tanto renome e prestígio trouxe ao vinho chileno em nível internacional e da a vinícola é um dos membros fundadores.
Há dez anos, Viña Morandé escolheu Ricardo Baettig como o enólogo que melhor personificava o pioneirismo de nossa vinícola. Com uma longa carreira vinícola no Chile e no exterior, Baettig recebeu em suas mãos o desafio de continuar liderando com sucesso uma equipe de profissionais totalmente comprometidos com a tarefa de projetar realizações e inovações para as próximas gerações.