Monte do Pintor Tinto 2017

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

Monte do Pintor Tinto 2017

Um vinho recheado de personalidade e perfeito para ser harmonizado.

Selos e premiações

  • AD 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Aragonêz
  • Castelão
  • Trincadeira

Sobre o produto

O Monte do Pintor é um vinho Alentejano festejado mundo afora. Um delicioso blend de Castelão, Trincadeira e Aragonez, castas típicas da região.

Possui cor granada, com aromas concentrados de compotas de frutas negras, como ameixas bem maduras, e especiarias como pimenta preta moída, noz moscada e um leve tabaco, fruto de uma safra quente e que transparece a sua opulência em garrafa.

Tido como um dos vinhos portugueses mais macios na boca, estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso e mais 6 meses em garrafa.

O resultado em boca é marcante, um tinto de excelente estrutura, com corpo médio para cheio e bela acidez. Apresenta notas de ameixas pretas, uva passa e confirma também os aromas sentidos anteriormente.

Um vinho marcante, perfeito para harmonizar. Combina maravilhosamente com leitão a pururuca, maminha na manteiga, espaguete com ragu de calabresa, risoto de parmesão, lombo com bacon e galeto recheado.

92 Pontos - Revista Adega

História

A Sociedade Agrícola da Sossega, proprietária do Monte do Pintor, foi constituída em 1991 e tem como objetivo a produção e comercialização de vinhos.

O Monte do Pintor, situado perto da Igrejinha, concelho de Arraiolos, tem uma área de 200 ha, dos quais 30 ha são de vinha, 80 ha de montado de sobro e azinho e os restantes de culturas diversas. Em 1995 iniciou-se a comercialização do Vinho Regional Alentejano com a marca “Monte do Pintor” que ostenta um rótulo da autoria do mestre João Cutileiro.O encepamento é composto maioritariamente, por castas tradicionais alentejanas, Trincadeira e Aragonês, bem como, Alicante Bouchet, Alfrocheiro, Petit Verdot, Castelão, e nas castas brancas Verdelho, Antão Vaz e Arinto.

Toda a produção é vinificada na herdade, numa adega tecnologicamente bem apetrechada e que trabalha apenas com uva de produção própria. O Monte do Pintor é já presença em diversos países, exportando cerca de 60% da sua produção.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message