MAURICE LAPALUS & FILS BOURGOGNE PINOT NOIR 2023
MAURICE LAPALUS & FILS BOURGOGNE PINOT NOIR 2023
Uma das melhores ofertas no Brasil hoje de um Pinot Noir da Borgonha. Leve, delicioso e muito típico. Descubra.
Selos e premiações
Harmonize com
- Carnes
- Vegetarianos
- Aves
- Queijos
- Nuts
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeTEOR ALCOÓLICO
12.50%DESCANSO
30 MINTEMPERATURA
14.00 °CUVA/CORTE
Pinot NoirSobre o produto
A safra 2023, na Borgonha, foi marcada pelo ano ensolarada e pela sua generosidade. Os tintos mostram frutas vermelhas com uma certa opulência.
Este é um dos melhores achados que provamos na nossa última visita à França. A Pinot Noir da Maurice Lapalus & Fils é plantada em solos argilo-calcários muito pedregosos em estágios iniciais. Depois de selecionadas e desengaçadas, as frutas maceram e fermentam por aproximadamente 15 dias em temperatura bem controladas, com estágio em cubas de inox e breve passagem por barrica de carvalho.
Em taça pode se esperar um tinto de coloração rubi vívida, com a típica aparência da Borgonha.
No nariz é bem frutado, com aromas de frutas vermelhas, um toque floral de violeta levemente mentolada.
Em boca é uma delícia, com um núcleo de cerejas pretas e framboesas que vão desenvolvendo para morangos maduros, traços de madeira silvestre de floresta, um levíssimo achocolatado de chocolate amargo no final da boca. Um paladar complexo e arejado. Boa acidez oferece um excelente espinho dorsal, os taninos muito leves, sedosos, acariciam a boca e lingua.
Uma linda versão da Pinot Noir da Borgonha, por um produtor "segredo" que merece muito sua atenção
Harmoniza com massas suculentas, a exemplo de um bucatini all’amatriciana.
História
A propriedade familiar de Lapalus cultiva 17 hectares de vinhas ao sul da Borgonha, na aldeia de Mâcon Pierreclos, há três gerações. Reúne técnicas modernas de viticultura, sem abrir mão da tradição.
Certificada com o selo HVE de agricultura sustentável em 2009, produz cuvées tintos e brancos enriquecidos com lotes de uvas advindas de Pouilly-Fuissé, no sopé da rocha Solutré.
Premiado no Concours Général Agricole de Paris, no Guide Hachette, nos guias da Revue des Vins de France e na competição de São Vicente de Mâcon.