
MATEUS THE ORIGINAL ROSÉ 2023
Um rosé histórico da Sogrape, que traz a essência da Bairrada com leveza, fruta e muito frescor.
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeMateus foi o primeiro rótulo da Sogrape a chegar ao Brasil, em 1944, durante o processo de internacionalização da sociedade portuguesa, quando o vinho se tornou um fenômeno comercial.
O nome faz referência à freguesia de Mateus, onde a marca se origina, em Vila Real, no Douro, mas cuja produção do vinho é transferida, nos anos 1960, à região da Bairrada.
Beneficiada com as castas autóctones da região, o Mateus The Original incorpora essas cepas em seu blend desde então. Mateus Rosé hoje é produzido com a combinação de Baga, Tinta Barroca e Touriga Franca.
Com uma coloração rosa salmão límpida, é um vinho fresco, sedutor, intenso e aromático. Em boca se apresenta equilibrado e tentador, com sabores frutados.
Um rosé para ser apreciado geladinho, em dias de sol, acompanhado por pratos leves e frios. Um carpaccio de polvo ou um escabeche de sardinha.
A Sogrape começa em 1942, graças à audácia e ao caráter visionário de Fernando van Zeller Guedes, com a constituição da “Sociedade Comercial dos Vinhos de Mesa de Portugal”, ao lado de 15 amigos em Portugal. Dois anos depois já iniciava o processo de internacionalização para o Brasil. Em 1952, o primogênito do fundador, também Fernando Guedesm começa a trabalhar na socidade e, alguns anos depois, assume a direção técnica, já como enólogo formado pela Universidade da Borgonha.
Somente nos anos 1960 que a Sogrape constrói sua primeira adega própria, a Quinta do Cavernelho, na freguesia de Mateus, em Vila Real, região do Douro, já com uma capacidade de vinificação de 9 milhões de litros. Em 1967, a Sogrape já se instala em uma nova sede, em Avintes, e alcança a incrível marca de 19 milhões de litros e linhas de engarrafamento que atinge produção de 200 mil garrafas por dia.
Dos anos 1980 aos dias de hoje, a Sogrape adquiriu dezenas de marcas e vinícolas ao redor do mundo, começando pela região da Bairrada, para onde se transfere seu principal e mais sofisticado centro de vinificação.
Depois alcança a região de Vinhos Verdes, volta para o Douro com a emblemática Casa Ferreirinha; no Alentejo adquire a Herdade do Peso e em Lisboa com a aquisição da Quinta da Romeira.
Internacionalmente, chega a Mendoza, na Argentina, com a Finca Flichman; a Angola com a Vinus Lda; ao Chole com a Viña Los Boldos; à China com a Sogrape Asia-Pacific; à Espanha com a incorporação das Bodegas LAN e da marca Santiago Ruiz; a Liberty Wines, no Reino Unido.
Um dos maiores portfólios do mundo dos vinhos, que reúne desde o original Mateus até o clássico Barca-Velha.