MASSOC FRÈRES LE ROSÉ D.O VALLE DEL ITATA 2018
Um refrescante e pontuado rosé de Cinsault Vale do Itata, perfeito para saborear em dias quentes com um prato de mariscos.
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeSutil e elegante, o Le Rosé da Massoc Frères foi elaborado com 100% de uvas Cinsault de vinhas com 20 anos do Vale do Itata e de Bio Bio, resultando em um vinho refrescante e fácil de beber.
Com o processo de vinificação natural conduzido pelo próprio François Massoc, um dos idealizadores de Marroc Frères, as uvas passam pelo método de pisa ancestral e de maceração com engaços extraindo toda essência das uvas e da videira.
Sem passagem por madeira, o vinho amadurece por 10 meses sobre as borras finas em cubas de aço inoxidável.
De coloração bem salmão, sua degustação revela aromas de especiarias, como alecrim, com um cítrico de tangerina e toranja. Em boca, chama atenção pela acidez pulsante e pela austeridade, que revela uma textura firme, Apresenta sabores de frutas vermelhas e frutas brancas de caroço, que conferem frescor e um funal persistente.
Um belo vinho de verão que pede por frutos do mar, sobretudo mariscos. Que tal saboreá-lo com o pé na areia e um prato de mexilhões ou ostras frescas?
92 pontos - Revista Adega
Rosado elaborado exclusivamente a partir de uvas Cinsault, sem passagem por madeira, mas mantido em contato com suas borras finas durante 10 meses em tanques de aço inoxidável. Austero nos aromas e nos sabores, chama atenção pela acidez pulsante e pela textura firme e cremosa, que envolve suas frutas vermelhas e brancas de perfil mais fresco, que conferem fluidez e profundidade ao vinho. Tem final persistente e cheio, com toques cítricos, de groselhas e de umami. Álcool 12,5%.
93 Pontos - Alykhan Karim - Sommelier, CEO - Sonoma Market
Massoc Frères é um projeto vitivinícola iniciado em 2003, quando os irmãos François e Jean Paul Massoc estudavam na Universidade da Borgonha, na França. Entusiasmados com a experiência de conhecer grandes vinhos e vinhedos europeus, sonhavam um dia desenvolver os seus próprios no Chile, cientes do enorme potencial dos terroirs do país.
Em 2015, convidaram a paisagista e comunicóloga Noëlle de Mussy para ingressar e firmar a reputação dos vinhos produzidos no Valle del Itata, considerado berço dos vinhos chilenos, por ser uma das primeiras regiões exploradas pelos colonos espanhois para cultivo de vinhas no século XVI.
Durante a primeira metade do século XX, principalmente após a Quebra da Bolsa de Nova York em 1929, a região caiu no ostracismo e perdeu espaço para as vinícolas do Valle Central. Foi redescoberta recentemente.
A casa começou sua produção em 2017, quando a família Massoc comprou uma antiga vinícola, localizada em Quillón, nas encostas do Cerro Cayumanqui, cercada por vinhedos e natureza, no coração do Vale do Itata. As uvas para sua produção vêm de um velho vinhedo no Vale do Itata-Ñuble, plantado com uvas País e Moscatel, e de outro no Vale Itata-Bio Bio, com Cinsault e País.
François Massoc, como enólogo e produtor, conduz pessoalmente o manejo manual e o processo de vinificação natural, com pisa ancestral e maceração com engaços e envelhecimento em barricas de carvalho francês, importados pelo próprio François. Ele também é toneleiro e coordena a tosta da barrica, para elaboração de cada lote.
A proposta da cave é de expressar em cada garrafa a identidade e a alta qualidade das cepas tradicionais da região: País, Cinsault e Moscatel, enraizadas na cultura, paisagens e pessoas do sul do Chile.