MASSOC FRÈRES FORTMIDABLE D.O VALLE DEL ITATA FORTIFICADO TINTO (700ML)
Um tinto fortificado doce, de vinhas velhas, com adição de aguardente de um dos enólogos mais criativos da nova geração do Valle del Itata
Um vinho fortificado ao estilo vinho do Porto, de uvas ancestrais chilenas, elaborado por um duo de craques enólogos da Borgonha?
Pois é, o Fortmiddable é fora do comum, no mínimo. Absolutamente delicioso, também.
Blend das uvas País, Cinsault e Moscatel, dos vinhedos ancestrais do vale do Itata, alguns com mais que 100 anos de idade, no sul do Chile, o Fortmidable é um vinho de sobremesa da classificação licoroso, que ganha uma adição de aguardente vinífera em sua composição, a mesma receita centenária dos vinhos do Porto.
O destilado é produzido artesanalmente nos alambiques da própria Massoc Frères dentro da vinícola.
Após 5 anos de guarda, este fortificado apresenta uma linda cor rubi escura.
Nos aromas, exala boa complexidade e elegância revelando frutas escuras como cerejas secas e ameixas maduras em compota, com notas de especiarias doces. Traços de ervas secas, um lado mentolado. uma certa delicadeza, apoiada por boa acidez, a marca de um vinho de qualidade. Muito bem equilibrado.
Por seu grande dulçor, é indicado para harmonizações com chocolates meio amargo. Mas pode acompanhar bem uma etapa intermediária de frutas e queijos mofados quem nem Stilton ou outros azuis, ou ser degustado como aperitivo.
94 Pontos - Alykhan Karim (CEO - Sonoma Market) - Faz tempo que não degusto um vinho de sobremesa nos moldes do vinho do porto que fica tão delicado e elegante. Amoras suculentas, cerejas secas e traços balsâmicos se destacam, se evoluindo com passar do tempo em ervas secas. Acidez abundante deixa este vinho com uma sensação de leveza. Muito bem feito.
93 Pontos - James Suckling
Licor de cereja, tâmaras negras e fudge de chocolate com uma elevação de bálsamo de mentol. Doce, mas ainda brilhante e vibrante, tornando-se uma proposta mais palatável para sobremesas de chocolate e de cereja. Beba agora.
Massoc Frères é um projeto vitivinícola iniciado em 2003, quando os irmãos François e Jean Paul Massoc estudavam na Universidade da Borgonha, na França. Entusiasmados com a experiência de conhecer grandes vinhos e vinhedos europeus, sonhavam um dia desenvolver os seus próprios no Chile, cientes do enorme potencial dos terroirs do país.
Em 2015, convidaram a paisagista e comunicóloga Noëlle de Mussy para ingressar e firmar a reputação dos vinhos produzidos no Valle del Itata, considerado berço dos vinhos chilenos, por ser uma das primeiras regiões exploradas pelos colonos espanhois para cultivo de vinhas no século XVI.
Durante a primeira metade do século XX, principalmente após a Quebra da Bolsa de Nova York em 1929, a região caiu no ostracismo e perdeu espaço para as vinícolas do Valle Central. Foi redescoberta recentemente.
A casa começou sua produção em 2017, quando a família Massoc comprou uma antiga vinícola, localizada em Quillón, nas encostas do Cerro Cayumanqui, cercada por vinhedos e natureza, no coração do Vale do Itata. As uvas para sua produção vêm de um velho vinhedo no Vale do Itata-Ñuble, plantado com uvas País e Moscatel, e de outro no Vale Itata-Bio Bio, com Cinsault e País.
François Massoc, como enólogo e produtor, conduz pessoalmente o manejo manual e o processo de vinificação natural, com pisa ancestral e maceração com engaços e envelhecimento em barricas de carvalho francês, importados pelo próprio François. Ele também é toneleiro e coordena a tosta da barrica, para elaboração de cada lote.
A proposta da cave é de expressar em cada garrafa a identidade e a alta qualidade das cepas tradicionais da região: País, Cinsault e Moscatel, enraizadas na cultura, paisagens e pessoas do sul do Chile.