ADEGA DE BORBA MARMORE BRANCO 2022

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

ADEGA DE BORBA MARMORE BRANCO 2022

Sabor macio, fresco com predominância do sabor a lima, um final persistente a frutos cítricos.

Harmonize com

  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • Frutos do marFrutos do mar
  • QueijosQueijos
  • NutsNuts

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.00%

Temperatura

8.00 °C

Uva/Corte

  • Roupeiro
  • Antão Vaz
  • Arinto

Sobre o produto

No coração do Alentejo, a uma altitude média de 416 metros, em um vale circular, está localizada a Adega do Borba, um consagrado produtor da região. O terroir se beneficia de um microclima específico e, no solo, maciço calcário do Norte Alentejo, mais conhecido por zona dos mármores.

Na zona alentejana dos mármores, o que marca a paisagem são as pedreiras, as casinhas brancas feitas com pedras extraídas na região, as oliveiras, os pomares e, claro, os vinhedos! Adega de Borba Marmore Branco 2022 é um retrato deste terroir privilegiado.

As uvas são vindimadas a partir do final de agosto, de acordo com a evolução da maturação em cada vinha e sempre da parte da manhã, de forma a manter o frescor.

Após o desengace e esmagamento da uva, o mosto clarifica durante 18 a 24 horas e fermenta a uma temperatura constante de 18ºC, ao longo de 14 dias. Engarrafado após o inverno.

Nesta safra, o vinho mostra um visual amarelo palha indo para um caramelo. Percebemos um bouquet aromático muito frutado, com carambola, lichia e pera fresca e cozida.

Em boca, a surpresa vem com um toque de dulçor que remete sutilmente a maçã amarela madura, mas a fruta não é mais o destaque.

Sob seu corpo médio e acidez discreta, a boca entrega uma boa untuosidade, bem puxado para manteiga, com um terciário de ervas cortadas. Uma boa entrega, com final longo e toque de ponta de pedra quebrada no final da boca.

Um bom vinho para harmonizar com um ceviche de peixe, para aproveitar o caráter untuoso, que combinar muito bem com a acidez do prato.

História

A Adega de Borba foi pioneira no Alentejo e tornou-se numa referência pelo modo como assegurou a produção de vinho de qualidade em um mercado bastante defasado, promovendo melhores condições para a sustentabilidade dos viticultores seus associados.

A força e a resiliência de todos os rostos que estão por trás da história da Adega espelham ainda hoje um sentido de inovação, ousadia e coragem, tendo contribuído de forma ativa para o desenvolvimento da região. A Adega de Borba reúne atualmente 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.220 hectares de vinha distribuídos por 70% de castas tintas e 30% de castas brancas.

Whats App Message