Luna Austral Fases Cabernet Franc 2019(Biodinâmico) 2019

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina

Luna Austral Fases Cabernet Franc 2019(Biodinâmico) 2019

Deslumbrante Cabernet Franc “do fim do mundo”, de vinhedos a 900 metros de altitude, elaborado por vinícola pioneira no cultivo biodinâmico.

Selos e premiações

Harmonize com

  • CarnesCarnes

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc

Sobre o produto

Vinhos austrais são aqueles produzidos no extremo sul do planeta. Podem ser conhecidos como “vinhos do fim do mundo” e são elaborados em vinícolas que ficam tanto no Chile quanto na Argentina, nos terroirs extremos mais próximos à Antártida. Esta deslumbrante criação da vinícola Luna Austral foi assinada por Alvaro Espinoza, vinhateiro austríaco reconhecido em 2015 pela inglesa Decanter como um dos TOP 50 Enólogos mais Influentes do Mundo. Elaborado com frutos cultivados em vinhedos a 900 metros de altura, este Cabernet Franc do Vale do Uco foi fermentado parte em “ovos” de concreto (tanques de concreto em formato oval usados para preservar o frescor e jovialidade do vinho, aportando elegância extrema e refrescante acidez), enquanto outra parte estagiou em barricas de carvalho francês. O resultado é um vinho jovem, com foco em frescor e muita presença de fruta. Ao ser servido, se mostra bastante tímido ao olfato, mas lentamente vai se abrindo em deliciosas notas de amoras vermelhas e negras, um leve mentol e um fundinho de baunilha. Em boca é delicioso, extremamente frutado, com acidez vivaz e taninos extremamente elegantes. Seu final é lindamente composto e contém toda a feminilidade de um tinto de Margaux. Perfeito para ser apreciado de forma contemplativa, ouvindo música clássica ou um blues, mas também pode ser harmonizado com queijos de longa maturação ou embutidos.

História

Seguindo o rio Tunuyan através dos Andes, chegando no Vale do Uco, em uma pequena cidade chamada La Consulta, é possível encontrar uma das vinícolas pioneiras no cultivo de vinhas de forma biodinâmica na Argentina.



A vinícola Luna Austral produz vinhos ultra premium e é a única vinícola argentina que tem o certificado Deméter, o que significa que todo seu processo, vinhedos e vinhos tem essa certificação e reforçam a forma de cultivo e produção biodinâmicos no mundo do vinho.



A abordagem biodinâmica não é uma novidade para a Luna Austral, na verdade é a filosofia da sua fundação. Desde 2008 o agrônomo Mario Toso e seu time vem ganhando destaque no uso de práticas biodinâmicas, extraindo sempre o melhor de um terroir desafiador.



Toso adaptou aos dias atuais os padrões originais de práticas biodinâmicas definidas pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner na década de 1920 e hoje cultiva 20 hectares de vinhas de altitude. Como resultado, são entregues vinhos vibrantes e distintos, livres de químicos e conservantes, cada safra trazendo uma expressão única do seu ano.



O compositor dessa harmonia é Alvaro Espinoza, enólogo da vinícola e amigo pessoal de Toso. O duo trabalha junto há mais de 10 anos, unidos em sua crença em uma enologia sustentável e biodinâmica. Em 2015, Espinoza foi reconhecido pela inglesa Decanter como um dos TOP 50 Enólogos mais Influentes do Mundo.

Whats App Message