ESCALA HUMANA LIVVERÁ SANGIOVESE TINTO 2021
“Um vinho tão excelente que vai mudar seu conceito que Toscana é o único lugar do mundo que pode elaborar Sangiovese de primeira”, Alykhan Karim, CEO Sonoma Market, sobre este vinho. Conheça!
Este Sangiovese de cultivo orgânico e vinificação natural foi elaborado por Germán Masera, famoso enólogo de Mendoza que é um grande especialista em vinhos naturais.
Masera escolheu uma casta incomum para a América Latina, principalmente na Argentina, e utilizou frutos de vinhas com mais de 40 anos de idade, do Vale do Uco, para elaborar este brilhante tinto. Como CEO do Sonoma Market, Alykhan Karim, disse ao degustar, "muda tudo o que (achamos que) conhecemos sobre a Sangiovese dentro e fora da Itália".
E foi assim que nasceu este Sangiovese cheio de finesse. As uvas foram colhidas manualmente e envelheceram em ovos de concreto por 4 meses. A fermentação é 100% natural, sem sulfitos e sem conservantes, expressa somente a pureza e delicadeza da fruta.
Em taça, uma linda cor rubi com se faz presente. Oferece deliciosos aromas de fruta vermelha madura, com framboesa e morango azedinho, mas também as nuances ferrosas pelas quais a uva é conhecida.
Em boca, nuances de frutas vermelhas se integram com uma acidez marcante e uma delicadeza que impressiona, um corpo leve com taninos finos e final alongado. Sua leveza e finesse não deixam na cara que trata-se de um vinho mendocino, mas considerando a altitude de 1250 metros do vinhedo, é possível entender da onde vem tanta elegância.
Um coringa de harmonização, combina com cortes mais delicados de carne vermelha e massa ao molho sugo.
94 Pontos - Guia Descorchados
“Com cerca de 1.250 metros de altura, no início do Vale La Carrera, parece um raro exemplar de Sangiovese de clima frio, com a acidez marcando os contornos da língua com sua borda. Cem por cento desengaçado e envelhecido em recipientes de concreto, tem claro foco nos sabores de frutas vermelhas ácidas. É essa acidez que marca todo o terreno em que se desenvolve este Sangiovese, a firmeza dos seus taninos, a tensão que aqui existe num vinho que parece leve, mas que esconde fibra, musculado, com força, embora comedido. E as frutas estão espalhadas por toda parte, como fogos de artifício. Esta é a primeira versão deste Sangiovese que vem de La Carrera”.
LIVVERÁ é o primeiro projeto da Escala Humana Wines.Sob tutela do estrela produtor Matheus Micheli, o German Masera virou um dos enólogos mais respeitados de Mendoza quando o assunto é vinho natural.
Após anos de experiência na Bodega Noemia em Río Negro e Sophenia no Vale de Uco, o talentoso jovem começou em 2016 aplicar esse conhecimento ao seu próprio projeto.
100% por cento dos seus vinhos são naturais, nada é adicionado, como diz Germán, é um vinho sem excessos.