LIONEL FAURY SAINT-JOSEPH HEDONISM AOC 2019

Rhône, França
Rhône, França

LIONEL FAURY SAINT-JOSEPH HEDONISM AOC 2019

Sensual, elegante e ainda estruturado, este vinho virou sensação na nossa degustação. Os vinhos de Saint-Joseph estão entre as melhores compras do norte do Rhône, este aqui foi feito por um produtor extraordinário.

Selos e premiações

  • D 93
  • RP 93
  • V 94
  • WS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • ÁrabeÁrabe

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

15 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Syrah

Sobre o produto

As íngremes encostas ao norte do Rhône guardam AOCs de prestígio mundial.


Plantadas inicialmente pelos romanos, há mais de 2 milênios, a região é onde a uva Syrah atinge seu ápice. Os vinhos são famosos, requisitados, e pouco disponíveis: apenas 15% da produção inteira do Rhône vêm do norte, inclusive alguns dos vinhos mais valiosos do país, os de Hermitage e Côte-Rotie.


Saint-Joseph é um dos segredos. A AOC oferece uma expressão singular da casta Syrah, quando bem feito rivaliza com Côte-Rôtie ou qualquer Syrah andino ou norte-americano que você já provou, só que por uma fração do valor…


Entre os produtores mais artesanais da região, Lionel Faury dedica plena atenção aos detalhes, sem pressa.


Segundo Robert Parker, Lionel Faury fica “entre os melhores do norte do Rhône na atualidade”, vinhos "classicamente equilibrados, exemplos elegantes das apelações que impressionam mais pela harmonia do que pelo puro poder.”


Este “Hedonism” da safra 2019 ganhou os críticos do mundo e também os nossos sommeliers na degustação que fizemos no início de setembro de 2022, em São Paulo.


Em taça apresentou profunda cor rubi, com um leve defumado, de carvão, de bacon, caraterística da Syrah na região, também instigantes aromas de frutas vermelhas silvestres, ervas de Provence, azeitonas verdes, realçadas com especiarias e notas minerais.


No paladar entrega a vivacidade de ameixas maduras, fruta azul, mirtilos, com alcaçuz e eucalipto, que envolvem taninos potentes de excelente qualidade. Sensual, com linda estrutura, oferece elegância total, com linda acidez e estrutura que reflete bem o estágio de 15 meses em grandes foudres de carvalho sem aportar notas óbvias de madeira.


Harmoniza impecavelmente com vitela caipira, magret de pato, tábua de charcutaria e a tradicional ribs on the barbie australiana.


Um vinho que deixa entender por que este badalado canto da França segue produzindo alguns dos maiores vinhos do mundo.


94 Pontos - Vinous ( Josh Raynolds) - Fruta preta assertiva, mirtilos e amoras, pasta de azeitona e aromas florais são complementadas com pimenta preta e aromas minerais que emergem após aeração na taça. No palato, refinado e focado, com toques de amoras doces, cassis, bola de fruta inglesa, todo afiado por uma veia de acidez brilhante e suculenta. Uma nuance de mineral, bem defumado, aparece no final, uma persistência impecavelmente longo, dominado por fruta azul e taninos bem costurados, que oferecem volume. Feito por uma vinificação de 60% cachos inteiros.


93 Pontos - Decanter - Aromas intensos de grafite em tons altos. De corpo médio, tudo muito maduro mas com boa sensação de linearidade mesmo com a acidez contida. Boa concentração, termina seco e saboroso - meloso, esfumaçado e à base de ervas. Agradavelmente estruturado para um 2019. Da parte norte da denominação, com uma grande proporção de cacho inteiro.


93 Pontos - Robert Parker


93 Pontos - Wine Spectator

História

Ao longo do íngreme e estreito vale que acompanha o norte do Rhône, a Domaine Faury é um dos produtores mais artesanais da região. Seus tintos e brancos das AOCs Côte-Rotie, Condrieu e Saint-Joseph (denominações de grande prestígio na França e no mundo) conquistam admiradores ano após ano.


Fundada em 1979, por Philippe Faury, após quase três décadas de cultivo e comercialização local de pêssegos, cerejas e uvas, iniciada por Jean Faury nos anos 1950, a domaine expandiu suas propriedades para mais de onze hectares e também suas vendas para uma base de clientes internacionais.


Quarta geração de viticultores no terroir herdado por seu bisavô, a filosofia do Domaine Faury é de aproveitar ao máximo o pleno amadurecimento da fruta permitida por suas vinhas, estrategicamente localizadas em algumas das colinas mais valiosas do norte do Rhône, com ampla exposição solar, junto com uma mínima intervenção enológica e uma clara aversão ao carvalho novo. Embora todos os vinhos sejam envelhecidos em madeira, ele opta por formatos maiores, como demi-muids e foudres e sempre carvalho de segundo ou terceiro uso.


Os resultados estão na garrafa, cada ano melhor.


Hoje é uma das estrelas do Rhône representado pelo Kermit Lynch, considerado o melhor importador de vinhos franceses para os EUA.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message