CASA LAPOSTOLLE LE PETIT CLOS TINTO 2019

Valle del Colchagua, Chile
Valle del Colchagua, Chile

CASA LAPOSTOLLE LE PETIT CLOS TINTO 2019

Um símbolo do Chile, sofisticado e complexo tinto, elaborado nos moldes bordaleses e assinado pela renomada família Bournet-Lapostolle

Selos e premiações

  • JS 95
  • RP 93
  • WS 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

26 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Carménère
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Petit Verdot

Sobre o produto

Um ícone do Chile, a minúscula produção deste tinto biodinâmico é altamente disputada em todo o mundo. Elaborado no impecável terroir de Apalta, no Valle de Colchagua, pela centenária família Bournet-Lapostolle.

O Petit Clos 2019 é um tinto elaborado nos moldes dos grandes châteaux de Bordeaux. O segundo vinho da Lapostolle não fica às sombras do seu irmão mais novo, o Clos Apalta. Feito em um corte diferente de 49% Carménère, 30% Merlot, 18% Cabernet Sauvignon, 3% Petit Verdot.

As uvas foram colhidas manualmente e em seu processo de envelhecimento, passaram por barricas 100% novas de carvalho francês, onde o vinho permaneceu durante 8 meses. Em seguida, estagiou mais 18 meses em 50% barricas novas de carvalho francês, 50% em barricas de carvalho francês com um ano de uso.

Em taça, apresenta uma cor vermelha profunda, com reflexos violáceos.No nariz, sentimos um toque de pimentão e pimenta jalapenho, envoltos em uma expressão intensa de frutas pretas como amora e cassis e frutas vermelhas como cereja e ameixa, ligeiramente temperadas com anis e cedro e um delicado toque de violeta.

Em boca, se mostra estruturado e volumoso. Flui através de nuances de frutas negras como mirtilo e amora, com um toque de café e de chocolate amargo, que se expressam através de taninos finos e marcantes, equilibrados com uma acidez notável.

Sugerimos decantar por 1 hora antes de servir.

Desfrute com uma suculenta costela ao molho de mirtilo, acompanhada de espinafre cozido com amêndoas, ou ainda um belo risoto ao funghi e azeite trufado.


95 pontos - James Suckling

Nariz aromático e herbáceo de tomilho, groselha, amora, alcaçuz e pomelo. De corpo médio com palato suculento, delicioso e aberto. Taninos maduros. Final macio e prazeroso.

94 pontos - Wine Spectator

Um blend elegante, com boa textura e contorno, oferecendo notas de balsâmico, cassis e chocolate amargo que se reverberam no rico palato. Aparecem sabores de frutas vermelhas amassadas e espresso com grande profundidade e taninos prolongados, que ecoam os sabores do centro.

93 pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

O segundo vinho do Clos Apalta, o Le Petit Clos 2019, foi produzido a partir de um blend de 49% Carménère, 30% Merlot, 18% Cabernet Sauvignon e 3% Petit Verdot de solos graníticos. Foi fermentado com leveduras indígenas com 4 a 5 semanas de maceração com bombeamento manual e malolática em barris de carvalho francês. A élevage aconteceu por 8 meses em barris novos e mais 14 meses em 50% novos e 50% de segundo uso. É um tinto maduro e poderoso com 14,5% de álcool e pH de 3,6. Tem nariz de ervas e especiarias, e é cremoso e macio, com textura suculenta e encorpado com final herbáceo. Ele tem uma acidez boa e sensação de boca macia através dos taninos redondos e finos.

História

Lapostolle é o mais francês dos produtores chilenos. A vinícola foi fundada pela francesa Alexandra Marnier e elabora vinhos tintos, brancos e rosés de grande classe e elegância, cuja inspiração são os melhores vinhos europeus. Com imenso prestígio, em poucos anos conseguiu aclamação da imprensa especializada, estabelecendo-se como um dos mais reputados nomes do vinho chileno.

A proposta de Alexandra Marnier é clara: criar vinhos chilenos notáveis, misturando a experiência vitivinícola francesa ao terroir do Chile. Para isso, a Lapostolle trabalha em mais de 370 hectares de cultivo e 3 vinhedos distintos, exportando seus vinhos para mais de 60 países.

Além da vinícola em Cunaco, a Lapostolle possui outras três vinícolas no Chile, entre elas a Vinícola Atalayas, a oeste de Santiago, que investe no cultivo das uvas Chardonnay e Pinot Noir, em 57 hectares privilegiados da região.

A Las Kuras, ao sul de Santiago, é a propriedade responsável pelo cultivo de 32 hectares da uva Cabernet Sauvignon, 59 hectares de Sauvignon Blanc e 35 hectares da uva Syrah, em uma área com solo rochoso de boa drenagem, que no passado já abrigou o leito de um rio.

Whats App Message