KOYLE ROYALE CARMÉNÈRE 2019
Premiado Carménère de Los Lingues, assinado pela família Undurraga e que faz parte da realeza do Valle de Colchagua. 93 pontos e mais.
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeEste Carménère nasceu aos pés da Cordilheira dos Andes, no paraíso biodinâmico da família Undurraga em Los Lingues, a 450 metros de altitude. É certificado orgânico, biodinâmico, vegano e NON-GMO.
Suas uvas foram cultivadas na segunda e na terceira terraças do vinhedo, com solo argiloso rico em rochas basálticas e exposição norte, e foram colhidas manualmente.
O vinho foi, então, fermentado com leveduras indígenas em tanques de aço inoxidável e temperatura controlada (20-25ºC), depois estagiou em barricas de carvalho francês de 225 litros por 18 meses.
Do profundo púrpura que tinge a taça, exala delicioso perfume floral de violetas, ervas mediterrâneas, pimentão verde, pimenta do reino e semente de maracujá. No paladar, é macio e aveludado, "um lençol de algodão de 400 fios egípcios" nosso CEO pontuou.
Considerado estrela por nosso time de sommeliers durante a degustação, um destaque pelo que entrega e pelo seu preço.
Pede a companhia de uma tábua de frios, steak au poivre ou choripan.
93 Pontos - Guia Descorchados
Para este Carménère, a Koyle seleciona vinhedos da propriedade plantados na segunda e na terceira terraça da sua propriedade em Los Lingues, aos pés dos Andes, no Vale do Colchagua.
Ao degustar, sentimos traços herbáceos, costumeiros. Depois levaram para pimento do reino, eucalipto, semente de maracujá, até aromas carnudos... uma lembrança de carne louca numa festa junina…
Em boca, entra sedoso, acariciando as línguas e bochechas como uma pena de ganso, tão agradável, tão sensual, com grande destaque às amoras maduras, gordas.
“Lençol de algodão egípcio de 400 fios”, disse nosso CEO e Sommelier principal, Alykhan Karim, ao degustar..
A fruta preta é tão suculenta, o vinho tão mastigável…
Se fosse um Bordeaux, este seria um vinho de R$300- R$350.
Um dos grandes Carménère do Chile moderno, que realmente mostra a qualidade desta uva nos solos dos melhores produtores. Uma conquista!
De uvas cultivadas de forma biodinâmica com certificação Demeter. Vegano.
93 Pontos - Alykhan karim- Sommelier, CEO - Sonoma Market
91 Pontos - James Suckling
Cassis e framboesas com pimenta branca, chocolate com pimenta e ervas finas defumadas. Um Carménère de corpo médio a encorpado, mostrando taninos finos, tensos e frutas silvestres suculentas e elegantes que se estendem até o final. Dê ao vinho um ano para deixar os taninos se integrarem mais. Beba em 2023 ou depois.
A história da Viña Koyle começa em 1885, quando Francisco Undurraga Vicuña plantou as suas primeiras vinhas no Alto Colchagua, aos pés da Cordilheira dos Andes. A família Undurraga esteve envolvida com a vitivinicultura desde então, tornando-se grande referência no Chile e no mundo.
Mais de 120 anos depois, em 2006, Alfonso Undurraga, da quinta geração da família, encontrou o seu oásis em meio a Los Lingues, ainda no Colchagua, e o transformou com a ajuda de seu filho Cristóbal em um verdadeiro oásis sustentável.
Hoje, a Koyle é uma referência na agricultura biodinâmica, com as mais elevadas certificações da área. Seus vinhos expressam a pureza de seu terroir, combinando o legado da renomada família Undurraga com inovadoras técnicas enológicas. Além de admiradores ao redor do mundo, também conquista elevadas pontuações da crítica internacional.