H. STAGNARI DINASTÍA TINTO 2019
H. STAGNARI DINASTÍA TINTO 2019
A grande estrela de H. Stagnari. Um vinho autoral, de garrafa numerada, que representa a dinastia vitivinícola centenária da região.
- ak95
Harmonize com
- Carnes
- Queijos
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeTEOR ALCOÓLICO
14.50%TEMPO DE BARRICA
16 MESESTEMPERATURA
16.00 °CUVA/CORTE
TannatSobre o produto
A família de rótulos do renomado enólogo Hector Stagnari, à frente da vinícola que leva seu nome em Canelones (Uruguai), se mostra cada vez mais poderosa e importante.
Até pela produção ainda limitada, com quase todo o estoque vendido safra após safra principalmente para colecionadores.
De todas as joias da vinícola este tinto 100% Tannat dos vinhedos de La Caballada (Salto) representa o legado da vinícola H. Stagnari.
É considerado o melhor do Uruguai, reconhecido em campeonatos mundiais, como o esloveno Ljubljana’s International Wine Competition, além do reconhecimento de Melhor Tinto do Ano de 2007 no Mundial da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).
A região é propícia, desde o solo ao clima continental mais quente semelhante ao de Ribera del Douro espanhol, às melhores condições para a maturação da Tannat, que tem sido cultivada ali desde 1870.
Dinastía passa por 15 dias de maceração antes de envelhecer por 16 meses em barris de carvalho francês, seguidos de mais 8 meses de amadurecimento em garrafa, antes de sair da adega.
Vermelho rubi em taça exibe logo toda a elegância deste vinho. Seus aromas entregam um bouquet de fruta preta (amora) e frutas vermelhas, polpa de cacau e um lado de cânfora.
Em boca, a experiência revela um vinho de grande densidade, com taninos totalmente aveludados, com a Tannat bem destaca em toda sua tipicidade, sem ser muito tânico. Sedoso e macio, revela opulência da fruta, pimenta-preta, mirtilo e chocolate, com traços salinos e tabaco.
Apenas 1.500 garrafas produzidas, todas elas numeradas. Um luxo, ainda mais com a embalagem especial feita para os colecionadores.
Um vinho complexo, excepcional para harmonizar com carnes de caça, mas vai muito bem com cordeiro em molho mais forte e picante. Harmoniza perfeitamente com queijos duros e de sabor mais poderosos.
95 Pontos - Alykhan Karim
Melhor Tinto do Ano de 2007 no Mundial da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho)
Melhor Vinho do Uruguai - Ljubljana’s International Wine Competition,
História
Em 1874, o imigrante basco-francês oriundo dos Pireneus Pascual Harriague chegou ao Uruguai trazendo consigo uma cepa de origem francesa: a Tannat, que se tornaria o varietal mais icônico da viticultura uruguaia no século seguinte.
Harriague instalou-se em Salto, por suas propriedades climáticas e geológicas perfeitas para o desenvolvimento da casta.
No ano 2000 Héctor Stagnari e sua esposa, Virginia Moreira, concluíram a construção da vinícola equipada com a melhor tecnologia para a produção de vinhos premium, com capacidade de 600 mil litros e uma cave subterrânea com características ideais para abrigar as barricas de carvalho francês.
O cultivo alcançou 200 hectares de Tannat e várias outras uvas tintas na região de La Caballada, onde está localizado o vale que forma o pitoresco rio Dayman, conhecido na América do Sul por suas fontes termais naturais.
Mas é em La Puebla, em Canelones, muito perto da capital Montevidéu, que abriga a atual residência da família, onde também se cultivam uvas brancas, como Chardonnay, Viognier e Gewürztraminer, em uma área de 10 hectares.