FEUDI DI SAN GREGÓRIO "CAMPO ALLE COMETE" BOLGHERI CABERNET SAUVIGNON 2016

Toscana IGT, Itália
Toscana IGT, Itália

FEUDI DI SAN GREGÓRIO "CAMPO ALLE COMETE" BOLGHERI CABERNET SAUVIGNON 2016

Elegante e sedoso Cabernet do valioso terroir de Bolgheri, que remete a um excelente Haut- Médoc.

Selos e premiações

  • Signature
  • AK 92
  • JS 90
  • WE 90

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • HamburguerHamburguer
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

6 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon

Sobre o produto

Elegante e cheio de vida, este Cabernet Sauvignon reflete intensamente as características de um dos mais emblemáticos terroirs da Toscana, elaborado pela renomada Feudi di San Gregorio.


Em Bolgheri, a natureza permanece em estado original, com bosques que dominam as encostas paralelas à costa. À oeste, o sol brilha e reflete no azul do mar, a poucos metros dos vinhedos encravados entre áreas verdes e antigos olivais, com perfeita combinação entre solo e microclima. Nesse precioso terroir, alguns dos maiores “mitos da viticultura” Toscana são feitos: Ornellaia, Sassicaia, Solaia, também Argentiera e novos como a Montepeloso e Tua Rita (na sub-região no sul da DOCG, chamado Suvereto).


Blends de uvas francesas com uvas autóctones, estes foram os primeiros “Super-Toscanos” e são entre os vinhos mais cobiçados do país.


Neste panorama, a Feudi di San Gregório, uma das famílias mais importantes da viticultura do sul da Itália, entrou para concorrer, com sua propriedade Campo alle Comete.


A linha de entrada da casa é este 100% Cabernet Sauvignon. Em Bolgheri a “rainha” de uvas tintas encontra as condições ideais para sua maturação plena, neste vinho se expressa com muita personalidade e elegância.


Metade deste lindo tinto estagia por aproximadamente 6 meses em carvalho francês, que aporta complexidade e longevidade à exuberância da fruta.


De cor rubi brilhante, expressa intensas notas de cereja amarena, caramelo, que se desmancham e se integram com aromas de ameixa seca, licor de amêndoas e nuances levemente herbáceas, também sous-bois.


Em boca, entra como uma seda. Os sabores de ameixa seca e caramelo se repetem aqui, combinados com notas de cranberry e um toquezinho de iogurte e morango. Aos poucos o vinho abre, a acidez ganhando proeminência, os taninos voluptuosos e muito macios. Um vinho elegante, que aos poucos vão ganhando volume e deixam uma persistência marcante.


Para comparar em qualidade a um Cabernet de Napa Valley de entrada ou um Cru Bourgeois Haut Médoc, vinhos sairiam por R$300 a R$400 nas góndolas das grandes importadoras do país. Verdadeiramente este Bolgheri vale muito mais do que o preço sugere.


Combina muito bem com massas, especialmente um fettuccine ao ragu de costela, bife ancho acompanhado de legumes al dente e queijos gruyère ou gouda.


92 Pontos - Alykhan Karim


90 Pontos - James Suckling - “Um Cabernet Sauvignon toscano poderoso e ousado, com taninos bem cheios e macios, equilibrados por um toque de doçura no palato. Com um pouco mais de frescor aqui, isso teria uma classificação mais alta. Beba agora.”


90 Pontos - Wine Enthusiast - “Os aromas de cedro, groselha preta e flores azuis perfumadas são o centro das atenções neste tinto polido. O paladar elegantemente estruturado apresenta cereja Marasca seca e alcaçuz, juntamente com taninos de grão fino.”

História

Campo alle Comete é um projeto em Bolgheri, um dos terroirs mais valiosos da Itália, do renomado grupo Feudi di San Gregorio. A poucos metros do Mar Tirreno, no meio da Maremma Livornese, está Castagneto Carducci, berço de Campo alle Comete. Rodeado por colinas, que lembram um anfiteatro, seus 15 hectares de vinhas de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot são agraciados por uma luz solar que domina a paisagem, distribuídas entre 6.500 a 7.500 plantas por hectare. A combinação de clima e geologia produz vinhos elegantes, com personalidade forte. Desde a primeira vinha plantada em Castiglioncello di Bolgheri, por Mario Incisa della Rocchetta, em 1944, passando pela primeira garrafa de Sassicaia, em 1968, os vinhos de Bolgheri comprovam a grandiosidade deste terroir, profundamente ligado ao solo e ao clima. Os solos são aluviais, de origem fluvial, com seixos redondos depositados pelas antigas vias navegáveis, e também originários do mar, com areia, calcário e argila. Os ventos frios que vem do mar e o intervalo de temperatura moderada em agosto e setembro provocam uma maturação lenta e regular de todos os componentes qualitativos da fruta: açúcares, polifenóis e aromas e sabores, com alta acidez. O microclima de Bolgheri recebe muita luz solar direta e também se beneficia com o reflexo da água. Sua proximidade com o mar é um ponto determinante desta evolução, que marca a perfeita adaptação das castas de Bordeaux a esta região, criando uma identidade do Mediterrâneo tão fascinante quanto a expressão do Atlântico.
Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message