FACCIN ESPUMANTE CANELLI BRANCO PET-NAT 2021
FACCIN ESPUMANTE CANELLI BRANCO PET-NAT 2021
Um delicioso espumante natural bem no estilo “glu-glu” do portfólio sempre instigante da família ítalo-brasileira Faccin, elaborado pelo método ancestral Pet-Nat
Selos e premiações
Harmonize com
- Peixes
- Aves
- Frutos do mar
- Sobremesas
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeTEOR ALCOÓLICO
12.30%TEMPERATURA
9.00 °CUVA/CORTE
Riesling ItálicoMoscato CanelliSobre o produto
Este espumante branco “Pet-Nat”, um pétillant naturel, produzido pela família ítalo-brasileira Faccin é daqueles para tomar de “glu-glu”. Feito por um método ancestral, onde o vinho passa por uma única fermentação na própria garrafa, não tem filtragem nem adição de sulfito ou açúcar, com mínima intervenção.
A Moscato Canelli é principal uva deste blend com Riesling Itálico, por isso o batiza. Uma casta piemontesa das mais antigas e nobres da família Muscat, é a mesma que produz os célebres espumantes de Asti e os frisantes Moscato d’Asti, da jovem DOCG de Canelli, certificada em 2020.
De cor amarelo-palha, apresenta linda perlage, com borbulhas bem fininhas.
Seus aromas são incríveis, mostrando um lado alaranjado, fresco e cítrico, de casca de laranja cristalizada. Em boca é fascinante, com excelente acidez, que faz a boca salivar, laranjas muito presentes, mas sem nada de doçura, cítrico, fresco. Limpa o paladar, pedindo sempre mais um gole. Vinhaço, estrela da nossa degustação!
Perfeito para apreciá-lo por si só, ou acompanhando frutos-do-mar, ou mesmo sobremesas à base de frutas e de cremes sutis.
História
Em 1936, a família Faccin saiu da Itália e chegou no Rio Grande do Sul. Adquiriu umas pequenas parcelas de terra em Monte Belo do Sul e, desde então, vem produzindo uvas e vinhos. Hoje a propriedade e a produção são gerenciadas por Antonio Faccin e seu único filho, Bruno Faccin, que são a 3ª e 4ª gerações da família no Brasil.
A família Faccin tem como princípio exercer as Boas Práticas Agrícolas, respeitando sempre a fauna e flora. Este vinho foi elaborado com as melhores uvas da propriedade, selecionadas manualmente pela família, em vinhedos onde o meio ambiente é respeitado e protegido.
Hoje a propriedade está no processo de conversão para a viticultura orgânica. Apesar do seu tamanho, Faccin é hoje considerado pelos críticos um dos produtores da vanguarda do vinho natural no Brasil.