Os vinhos da capital

Lisboa é uma cidade encantadora! É cheia de gente hospitaleira que tem muito orgulho em servir sua culinária e vinhos típicos.

Lisboa é uma cidade encantadora! É linda, cheia de história e cultura, e gente hospitaleira que tem muito orgulho em servir sua culinária e vinhos típicos.

A cidade não é apenas um polo que reúne e oferece os melhores vinhos produzidos em Portugal, mas é vizinha e dá nome a uma das importantes regiões produtoras do país.

A região da Denominação de Origem dos Vinhos de Lisboa, antiga Estremadura, fica ao norte da cidade e se estende ao longo da Costa Atlântica. É marcada pela diversidade e por muita qualidade. As vinhas se distribuem da costa ao interior, gerando vinhos de características diversas e únicas.

As várias "Lisboas"

Aquelas mais próximas a costa sofrem forte influência atlântica, que geram condições climáticas mais amenas, favorecendo o lento amadurecimento das uvas. São vinhos com graduação alcoólica mais baixa e com uma leveza que lembram os vinhos do Minho, produzidos ao norte do país. As vinhas localizadas mais ao interior beneficiam-se de um clima mediterrâneo de transição, com estações bem definidas, que geram vinhos com mais estrutura.

A região é composta por nove denominações de origem, sub-regiões com características geográficas distintas e heterogêneas. Ao sul, mais próximo a Lisboa, estão Bucelas, Colares e Carcavelos, as sub-regiões de maior destaque. No centro estão Alenquer, Arruda, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras. Ao norte está a denominação de Encostas d’Aire.

O valor que vem da terra

Por todo o país há uma grande valorização das variedades autóctones, aquelas originais do lugar, mas que se mesclam a algumas castas internacionais que também se adaptaram bem em Portugal. Arinto, Fernão Pires, Malvasia, Seara-Nova e Vital se destacam entre as brancas, junto com a Chardonnay. Aragonez, Castelão, Tinta Miúda, Touriga Franca, Touriga Nacional e Trincadeira são as estrelas entre as tintas locais, que se combinam com muita harmonia com as francesas Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon e Syrah.

Eu não me canso de repetir que todo apreciador de vinho deve provar de todas as origens para formar um repertório rico de vinhos e ajudar a descobrir aquilo que gosta mais.
Os vinhos da Região de Lisboa não podem faltar nesta lista.

Já provou os vinhos da capital do nosso antigo império? Está esperando o quê!?

Por Sonia Denicol

Harmoniza com esta matéria:



Lisboa, Portugal

Paxis Rosé Blend 2015

Lisboa, Portugal

Casa do Lago Tinto 2015

Best seller badge

Alentejo, Portugal

Quinta São José de PêraManca Pêra Grave 2015

Provence, França

Domaine Sainte Lucie "MIP" 2016