Os vinhos da ceia de Natalseja-um-craque

Não adianta, quem quer fazer bonito na ceia de natal precisa pensar nos pratos que vai servir antes que comece a loucura do fim de ano. O mesmo vale para os vinhos... E você não vai querer deixá-los de lado, vai?

Se não sabe por onde começar, então você não tem mais um problema. Nós te ajudamos com isso. Selecionamos os mais típicos pratos do Natal e sugerimos algumas harmonizações para eles. Confira!

Nozes e castanhas

Castanhas

Tudo começa com os aperitivos, e as castanhas estão sempre presentes. Acertamos? Para a melhor das entradas, os melhores dos vinhos de entrada: espumantes e rosés. Se quiser dar um passo além, pode apostar num Jerez Fino ou Manzanilla e suas notas salinas - vai dar harmonização na certa!

Salpicão

Salpicão

Frango, cenoura, pimentão, legumes, passas, creme de leite a batata palha. Cheio de ingredientes e de sabores, o salpicão pede um vinho à altura. Aposte em Chardonnay ou Riesling, se quiser um branco; em Merlot ou Syrah, se preferir os tintos. Mesmo com características completamente diferentes, as uvas têm algo em comum: combinam uma série de sabores diferentes, cada uma contribuindo com sua complexidade ao prato de maneira diferente.
Para se inspirar...

Salpicão defumado, por Edu Guedes

Salpicão defumado

Pernil, lombo e outras carnes de porco

Carne de porco assada

Sabor delicado, mas muita gordura. Nessas horas é preciso procurar por vinhos com sabor menos intenso e acidez elevada (para não dizer elevadíssima!). Parece ser difícil harmonizar os pratos com carne de porco, mas é bem pelo contrário... Harmonizam bem desde os espumantes secos, vinhos brancos sem barrica e rosés mais delicados (como os da Provença), até tintos leves, como Pinot Noir e Beaujolais.
Para se inspirar...

Pernil assado com molho de cerveja preta, por Rodrigo Hilbert

Pernil assado com molho de cerveja preta

Pernil de porco desfiado na panela de pressão, por Rita Lobo

Pernil de porco desfiado

Lombo recheado com tomates secos e gorgonzola, por Carolina Ferraz

Lombo recheado

Lombo de porco com purê de maçã, por Alberto Landgraf

Lombo de porco com purê de maçã

Lombo de porco assado, por Jamie Oliver

Lombo de porco assado

Lombo ao molho de maracujá, por Viena

Lombo ao molho de maracujá

Lombo de porco frito com curry (Tonkatsu Karê), por Cássio Tomoaki

Lombo de porco frito com curry

Tender com laranjinha, do restaurante Las Chicas

Tender com laranjinha

Tender aperitivo, por Ana Maria Braga

Tender aperitivo

Achou que faltou algum assado? Veja nossa matéria sobre as carnes de fim de ano harmonizadas.

Peru

Peru

Normalmente, o peru que comemos é assado, recheado com farofa e encoberto de frutas. Mas o que isso quer dizer? Que os seus sabores são concentrados pelo cozimento em forno, que é um prato mais seco por causa da farofa e tem ainda um toque agridoce das frutas.

Nesse caso, é melhor optar por um vinho com acidez moderada, que tenha bastante intensidade de sabores e ainda certo toque de doçura. Das duas uma: Chardonnay da América do Sul, com suas notas untuosas e toques de baunilha, herdados da passagem por carvalho; ou Riesling meio seco, com notas resinosas e de frutas brancas, e ainda direito à leve doçura, natural da uva.
Para se inspirar...

Peru assado com limão, salsa e alho, por Gordon Ramsay

Peru assado com limão

Peru de natal com farofa de nozes, por Edu Guedes

Peru de natal com farofa de nozes

Peru nipo-brasileiro, por Carlos Ribeiro

Peru nipo-brasileiro

Peru ao molho de vinho, por Palmirinha

Peru ao molho de vinho

Peru assado com purê de marrom glacê, por Janaína Rueda

Peru assado com purê de marrom glacê

Se animou e quer ainda mais receitas? Veja aqui a matéria que harmoniza diversas receitas de Peru de Natal

Bolo Natalino

Bolo natalino

Com ingredientes que são a cara do Natal, este bolo traz a textura crocante das castanhas e nozes e macias das frutinhas secas. Às vezes levam cerejas e até ameixas. A harmonização não foge muito à regra do panetone: um espumante Moscatel casa perfeitamente com as frutas secas do bolo e um vinho do Porto Tawny se encontra nas crocantes castanhas.
Para se inspirar...

Parfait de frutas vermelhas e creme patissière, por Carlos Ribeiro

Panetone

Panetone

Por fim, a mais clássica das harmonizações de natal, as de panetone. Se prefere o de frutas cristalizadas, então deve ir direto para os espumantes de Moscatel. Mas se a pedida for por um de chocolate, vinhos do Porto Ruby e Banyuls são as melhores escolhas!

COMPARTILHE


Artigos relacionados

Se um advogado fosse um vinho, como ele seria? Mais robusto e austero, firme nas notas? E se o vinho fosse uma profissão?

DESCUBRA

Conheça sobre os vinhos da Tasmânia!

DESCUBRA

Uma vontade súbita por chocolate no meio da madrugada me levou a procurar o restinho de um Porto que lembrava de ter guardado. Olhei para o vinho, olhei para...

DESCUBRA