Churrasco harmonizado

Dificilmente vai encontrar um... Por que não aproveitar os bons ventos e aprender a harmonizar a carne com o que vai servir na taça? Faça bonito e aproveite a despedida do final de semana com tudo!

Sabe aquele papo de que 'carne combina com vinho tinto'? Pode ser um bom ponto de partida, mas esqueça a partir de agora - harmonização de carnes vai muito além disso! Deve-se preocupar, para começar, com o modo de preparo, ponto de cozimento, temperos, molhos, quantidade de gordura e suculência da carne, para, então, se escolher o vinho. Se a escolha da carne for definida a partir do vinho, o processo é o inverso, e a escolha se deve à presença dos taninos, ao corpo, estrutura e acidez da bebida.

Em via de regra, sal e tanino são duas coisas que não combinam (chegam, inclusive, a brigar na boca), portanto, quanto mais salgada a carne, menos tanino deve ter o vinho e vice -versa. Se gordurosa, será bem-vindo um vinho com maior acidez e taninos para limpar aquela capa de gordura que envolverá suas papilas a cada mordida.

Carnes na brasa, vinho na taça e bom domingo!

Carnes vermelhas

Picanha

Quando preparada da maneira correta, a picanha, carne que dificilmente falta num churrasco, é bastante macia, fibrosa e ainda tem uma capinha de gordura, na qual é envolvida. Para segurar tudo isso? Só os taninos e acidez de um Malbec mesmo!

Fraldinha e maminha

Fibrosa e macia, porém sem muita gordura, a fraldinha é uma carne que não exige tanto corpo de um vinho. Um vinho igualmente macio, fácil e com taninos redondos? Hm... Merlot!

Cupim

Com muito marmoreio, que é aquela gordura entremeada na peça, o cupim não é uma carne que pode-se dizer suculenta. É macia, sim, mas pode ser um pouco seca. Um Espumante Brut ajudaria - e muito - a descer! O perlage encheria a boca e supriria a falta de líquido da carne!

Costela

De tão gordurosa e macia, a costela parece derreter na boca. Quando preparada com molho barbecue, ganha notas de especiarias e certa "picância", o que aumenta o seu potencial para vinhos de médio corpo com notas de especiarias. Um Syrah seria ideal!

Alcatra

Super fibrosa, macia e sem tanta gordura, como a picanha, a alcatra acompanha muito bem um vinho de corpo médio, boa acidez e estrutura. Que tal um Barbera?

Contrafilé

Ponta, bife ancho, bife de chourizo (ou angosto) e bisteca (ou chuleta) são pedaços diferentes do contrafilé - apesar de apresentarem algumas especificidades, de maneira geral, são carnes fibrosas e suculentas. Tão perfeitas para um Tannat, que é quase como se pedissem por seus taninos!

Carnes Brancas

Frango

Carnes brancas leves, mas com um pouco de gordura, pedem vinhos aromáticos e com acidez equilibrada. Pensamos num Sauvignon Blanc. Que tal? Por ter mais gordura, a sobrecoxa e o coraçãozinho de frango precisam de um vinho mais leve, com um pouco mais de mineralidade e acidez gostosa. Um rosé de Provença vai super bem!

Linguiça

Em seu ponto ideal, a linguiça é super suculenta e tem certa gordura. Que tal um amigável Espumante Rosé Brut? Se a opção for linguiça apimentada, escolha um Riesling.

Costela de porco

Com sabor mais acentuado que a costela de boi, a suína chega até a ter algumas notas de especiarias. Pensou num Shiraz ou num tinto do Rhône? Nós também! Corpo médio, boa acidez e ainda notas de pimentas.

Peixes grelhados

Para peixes, por exemplo, como o pescado e namorado, que são leves e delicados, o ideal seria acompanhar um vinho aromático, fresco e rico em acidez. Pode ser um Gewürztraminer ou Poully Fumé, como é chamado o Sauvingon Blanc na França, onde ganha um toque defumado. Já peixes mais gordurosos, como o salmão, vão super bem com um branco encorpado, como um Chardonnay, mas também seguram um tinto leve, como um Pinot Noir.



Best seller badge

Califórnia, Estados Unidos

Fox Brook Shiraz 2015

Até 20% OFF
Best seller badge

Alentejo, Portugal

Herdade do Esporão “Monte Velho” 2017

Até 22% OFF
Best seller badge

Maule, Chile

Pucon Winemakers Reserva Malbec 2018

Até 27% OFF

Valle Central, Chile

Viña de Aguirre “Promesa” Syrah 2018

Até 20% OFF