Os tesouros italianos

Muitos já devem ter ouvido falar na rota dos castelos franceses. Lá estão alguns dos maiores, mais bonitos e mais antigos palácios da Europa.

Muitos já devem ter ouvido falar na rota dos castelos franceses. Lá estão alguns dos maiores, mais bonitos e mais antigos palácios da Europa.

Você já provou os vinhos italianos? E os ícones nacionais, daqueles que tornam cada taça um momento inesquecível? Pois se a resposta é não, conheça os rótulos e prepare seu saca rolhas.

Na região do Piemonte, ao norte da Itália, próximo à fronteira com a França, os vinhedos são quase que exclusivos da uva Nebbiolo, variedade tinta que demora para atingir a maturidade.

Mas a espera é recompensada. Os vinhos da Denominação de Origem Controlada do Barolo são complexos, ricos em sabores e aromas, com grande capacidade de envelhecimento, e conhecido por ser o ‘rei dos vinhos’, principalmente por toda a sua complexidade.

Mais ao sul, nas proximidades da cidade de Montalcino, na Toscana, a uva sangiovese grosso, também conhecida por brunello, dá origem ao famoso Brunello di Montalchino, um dos maiores rótulos que a Itália produz.

O vinho é escuro, encorpado e potente. O Brunello também passa por envelhecimento em barris de carvalho, e vale a observação: os rótulos risierva ficam por no mínimo cinco anos nas adegas da vinícola.

Ainda bem que todas as expectativas são superadas no momento em que se preenche a taça!

Por Sonoma Brasil



Organico

91

ag

Abruzzo, Itália

Tenuta Terraviva Montepulciano d’Abruzzo DOC 2014 (Orgânico/ Biodinâmico)

13% OFF
Best seller badge

Toscana, Itália

Fattoria la Torre "I Boschetti" Rosso Toscano 2016

38% OFF
Best seller badge Organico

98

js

95

ws

Toscana, Itália

Livio Sassetti “Pertimali” Brunello di Montalcino 2012 (Orgânico)

29% OFF

94

ws

93

js

Veneto, Itália

Pieropan “Vigna Garzon” Amarone delle Valpolicella DOCG 2013

31% OFF