Gastronomia brasileira em alta

Quem resiste a uma boa feijoada ou, ainda, um bobó de camarão? Ou aquele feijãozinho caseiro que, diga-se de passagem, brasileiro sabe fazer bem?

Quem resiste a uma boa feijoada ou, ainda, um bobó de camarão? Ou aquele feijãozinho caseiro que, diga-se de passagem, brasileiro sabe fazer bem?

Indiscutivelmente, a culinária brasileira está com tudo, atraindo paladares do mundo inteiro. Alguém duvida que nossa gastronomia virou sinônimo de elegância?

O Brasil vive uma verdadeira valorização em sua culinária, tanto, que muitos chefs renomados estão se aliando para que, juntos, ajudem a alavancar e levar para a mesa dos brasileiros os nossos ingredientes que, muitas vezes, não são valorizados devidamente.

Não é segredo que o chef Alex Atala, do restaurante D.O.M. (SP) é um entusiasta de nossos ingredientes, e o utilizam na hora da elaboração de seus pratos que, por sinal, são um sucesso. Inclusive, este ano, o restaurante de Atala foi considerado o quarto melhor do mundo pela revista britânica Restaurant Magazine.

O mais interessante é que o seu tipo de gastronomia, focada em ingredientes nativos brasileiros, está fazendo sucesso mundo afora. Aqui dentro do Brasil, o Atala está presente no evento Virada Gastronômica, que acontece em São Paulo, onde leva um pouco mais da tipicidade brasileira aos paulistanos. O evento é um sucesso.

Retratos do gosto: um movimento de chefs

Falando em Alex Atala, sua mais recente empreitada é a marca “Retratos do Gosto”, um movimento que visa a difusão e incentivo à comercialização justa e crescente de melhores alimentos. Dessa parceria, surgiram alimentos de qualidade excecional, como granolas, que foram desenvolvidas pela chef Heloísa Bacellar; e o mini arroz, que é o menor grão do mercado, ideal para ser preparado al dente. Todos eles são brasileiros e feitos com nossos melhores ingredientes.

Entre uma garfada e outra...

Eventos nacionais também costumam dar destaque ao nosso tempero e, é claro, nas nossas delícias gastronômicas. A revista Prazeres da Mesa, por exemplo, promove congressos e eventos denominados “Semana Mesa”, considerado o maior evento enogastronômico da América Latina, onde geralmente focam muito na cozinha brasileira.

Outros nomes da gastronomia brasileira, como os irmãos Thiago Castanho e Felipe Castanho, chefs do restaurante Remanso do Bosque, no Belém do Pará, também utilizam nossos produtos e ingredientes como protagonistas. De fato, são inúmeros nomes e restaurantes que fazem releitura de nossos pratos, como o Brasil a Gosto e Tordesilhas (SP).

O chef Carlos Ribeiro, do restaurante Na Cozinha (SP) é mais um nome renomado na gastronomia que não dispensa o melhor do nosso país. “No meu menu, por exemplo, ofereço ‘galinhas d’angola’, que vieram diretamente da Paraíba, do sítio Camucá, do meu pai, que fica em um pequeno vilarejo chamado São Sebastião de Lagoa de Roça”, fala. Segundo Ribeiro, a galinha d’angola é uma ave que é criada solta por ser arisca demais, porém, tem um sabor maravilhoso.

E para você, qual é o melhor prato brasileiro?

Por Andressa D'Amatto e Rafa dos Santos



Best seller badge

Douro, Portugal

Azeite Quinta do Crasto Extra Virgem Selection (500ml)

Até 20% OFF

Alentejo, Portugal

Azeite Herdade do Esporão Extra Virgem (500ml)

Até 12% OFF
Best seller badge

Alentejo, Portugal

Azeite Herdade do Esporão Extra Virgem (250ml)

Até 23% OFF
Best seller badge

Alentejo, Portugal

Azeite Herdade do Esporão "Seleção" Premium Extra Virgem (500ml)

Até 18% OFF