Vinho Verde

Vinho Verde é a denominação de um dos vinhos mais famosos de Portugal, perdendo o primeiro posto somente para o vinho do Porto.

Vinho Verde é a denominação de um dos vinhos mais famosos de Portugal, perdendo o primeiro posto somente para o vinho do Porto. Seu sucesso se deve ao seu frescor e leveza, características que resultam numa bebida que agrada à maioria das pessoas.

Ao contrário do que muitos pensam, o nome "Vinho verde" não tem nada a ver com a cor do vinho, ou com as uvas usadas. O nome é esse porque a região onde ele é produzido se chama "Vinho Verde" (assim como o champagne, que é produzido em Champagne).

Vinho verde é a maior denominação de Portugal, com uma área de 34.000 hectares, marcada por uma influência atlântica extremada, numa paisagem bem verde e úmida (por isso o nome Vinho Verde).

O vinho tem uma acidez marcante e borbulhas evanescentes, suas características registradas. É considerado um vinho frutado, devido à forte presença de aromas de frutas cítricas na bebida.

Justamente por essas características é que o vinho verde é perfeito para ser servido como aperitivo ou na harmonização de pratos mais leves, com tempero mais suave, como saladas, carnes brancas e peixes, inclusive com algumas frutas e sobremesas.

Na época em que começou a ser fabricado, o vinho verde apresentava tonalidade branca, quase leitosa, além de ter a fermentação finalizada na própria garrafa, gerando gás carbônico. Para evitar que a bebida não estourasse na garrafa, os lavradores amarravam as rolhas com barbantes.

Hoje, a fabricação do vinho verde mescla o conhecimento do século XIX, quando começou a ser produzido, a técnicas atuais, resultando numa bebida límpida, saborosa e única.

Por Sonoma Brasil



Best seller badge

Alentejo, Portugal

Quinta São José de PêraManca Pêra Grave Branco 2016

Best seller badge

Vinho Verde, Portugal

Adega Ponte da Barca "Boca de Sapo" Vinho Verde 375mL

Douro, Portugal

Adega Vila Real Abraços Douro Branco 2014