Vinho seco

Vinho seco, seja ele tinto ou branco, é todo aquele que possui, no máximo, cinco gramas de açúcar por litro. Ele é fabricado com uvas nobres, como a Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay, entre outras castas da espécie vitis vinifera.

O vinho seco é considerado o melhor entre os apreciadores da bebida, pois não há adição de açúcar, como nos vinhos suaves, por exemplo. Esse açúcar interfere diretamente na percepção e identificação de aromas e sabores, prejudicando a degustação.

Já no vinho seco, todo o açúcar da fruta é transformado em álcool durante o processo de fermentação. Isso faz com que a bebida chegue num ponto ideal de equilíbrio, estrutura e balanceamento de sabores e aromas.

Dentre os vinhos secos tintos mais famosos e apreciados estão o Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot, que possuem mais estrutura e bons níveis de taninos.

Os tintos fabricados com Pinot Noir são mais leves e agradáveis, assim como os vinhos Gamay e Carménère, casta de uva original da França que se adaptou muito bem às condições de solo e clima do Chile.

Entre os vinhos secos brancos, os fabricados com a casta Chardonnay são os mais conhecidos. Esse vinho seco, inclusive, chega a ter no máximo 3,5 gramas de açúcar por litro, indicando ser uma bebida de qualidade.

Destaque também para os vinhos brancos secos feitos com a casta espanhola Torrontés, que é semelhante à Moscatel, e para a Sauvignon Blanc, originária de Bordeaux, na França.

Gosta de Vinho Seco? Não deixe de conhecer nossa seleção e aproveite de 10% de desconto nas compras desses rótulos com o cupom VINHOSECO10.



Nagyrév, Hungria

Bardos Pinceszet "Royal Tradition" Muscat 2016

92

gd

90

ta

Mendoza, Argentina

Bodegas Norton Malbec Reserva 2015

Best seller badge

95

uw

Lisboa, Portugal

Cabo da Roca Lisboa Tinto 2015

Best seller badge

93

gp

93

js

Tierra de León, Espanha

La Mejorada “Las Norias” 2011