Vinho Rosé

O vinho rosé é uma das bebidas mais consumidas em dias de verão.

O vinho rosé é uma das bebidas mais consumidas em dias de verão. O motivo está em sua leveza, sabor agradável e frescor, característica esta obtida pela acidez, que é ligeiramente acentuada nesse tipo de vinho.

Além ter de a acidez como característica marcante, o vinho rosé é famoso por sua delicadeza, ausência de taninos, mais presentes nos tintos, por ser mais frutado e por sua cor rosada.

Esse tom diferenciado do vinho rosé pode ser obtido de duas formas durante a fabricação. Na primeira, a tonalidade rosada é resultado do pouco contato do suco da fruta com a sua casca. Já na segunda, a cor é resultado e uma mescla do vinho tinto ao branco.

Os vinhos rosé do Novo Mundo costumam ter um tom rosa escuro e os do Velho Mundo, sobretudo os provenientes da França, possuem cor mais clara, próxima à da casca de cebola.

Devido à sua versatilidade, o vinho rosé é excelente para fazer harmonizações com pratos variados. Os mais escuros, como os do Novo Mundo, são perfeitos para acompanhar pratos menos aromáticos e mais rústicos. Já o vinho rosé clássico complementa muito bem pratos leves, como peixes e frutos do mar.

Beber um bom vinho rosé exige alguns cuidados na sua escolha. Em geral, os mais jovens são os melhores, principalmente os com até 5 anos contados a partir da data da safra. Outra dica é servi-lo numa temperatura de 8º a 11º C, o que torna o vinho rosé mais agradável e refrescante.

Por Sonoma Brasil



Best seller badge

Provence, França

Georges de Blanquet “Sentier” Rosé de Provence 2015 (Orgânico)

Languedoc, França

Delta Domaines Le Rosé du Cap 2016