Vinho Rosé

O vinho rosé é uma das bebidas mais consumidas em dias de verão.

O vinho rosé é uma das bebidas mais consumidas em dias de verão. O motivo está em sua leveza, sabor agradável e frescor, característica esta obtida pela acidez, que é ligeiramente acentuada nesse tipo de vinho.

Além ter de a acidez como característica marcante, o vinho rosé é famoso por sua delicadeza, ausência de taninos, mais presentes nos tintos, por ser mais frutado e por sua cor rosada.

Esse tom diferenciado do vinho rosé pode ser obtido de duas formas durante a fabricação. Na primeira, a tonalidade rosada é resultado do pouco contato do suco da fruta com a sua casca. Já na segunda, a cor é resultado e uma mescla do vinho tinto ao branco.

Os vinhos rosé do Novo Mundo costumam ter um tom rosa escuro e os do Velho Mundo, sobretudo os provenientes da França, possuem cor mais clara, próxima à da casca de cebola.

Devido à sua versatilidade, o vinho rosé é excelente para fazer harmonizações com pratos variados. Os mais escuros, como os do Novo Mundo, são perfeitos para acompanhar pratos menos aromáticos e mais rústicos. Já o vinho rosé clássico complementa muito bem pratos leves, como peixes e frutos do mar.

Beber um bom vinho rosé exige alguns cuidados na sua escolha. Em geral, os mais jovens são os melhores, principalmente os com até 5 anos contados a partir da data da safra. Outra dica é servi-lo numa temperatura de 8º a 11º C, o que torna o vinho rosé mais agradável e refrescante.

Por Sonoma Brasil

COMPARTILHE


Best seller badge

Provence, França

Georges de Blanquet “Sentier” Rosé de Provence 2015 (Orgânico)

Mendoza, Argentina

Amansado Rosé

Best seller badge

Vidigueira, Alentejo, Portugal

Pousio Colheita Tinto Herdade do Monte da Ribeira 2013