Vinho biodinâmico

Um vinho mais saudável, de maior qualidade e uma expressão máxima de seu terroir! Conheça o biodinâmico!

Um vinho mais saudável, de maior qualidade e uma expressão máxima de seu terroir! Conheça o biodinâmico!

Ele é um vinho que foi produzido tendo como base os princípios desenvolvidos pelo cientista e filósofo Rudolf Steiner, criador da biodinâmica.

Segundo a biodinâmica, a agricultura e a propriedade agrícola devem ser vistas como um sistema vivo, que precisa estar sempre em equilíbrio. Para tanto, é necessário utilizar métodos agrícolas naturais, considerando até mesmo os ciclos lunares e energias da natureza.

Na produção de um vinho biodinâmico, por exemplo, o cultivo das castas de uvas não envolve fertilizantes ou compostos sintéticos, mas sim produtos orgânicos para equilibrar o solo e as videiras.

Os produtores também fazem uso de outros métodos, como chás para equilibrar carências minerais de solos, plantações de rosas entre as videiras para controle de pragas, além de realizar a colheita das uvas e o engarrafamento do vinho de acordo com as fases da lua.

Esses e outros métodos utilizados na fabricação do vinho biodinâmico prezam pelo natural em detrimento do artificial. Por isso, esse tipo de vinho é tido como mais saudável e de melhor qualidade.

A eliminação de produtos sintéticos no cultivo das uvas também resulta em bebidas com sabores e aromas mais acentuados. Por isso, o vinho biodinâmico pode ser considerado a expressão máxima de um terroir, já que a interferência do homem é mínima.

A produção de vinho biodinâmico é forte sobretudo na França, onde Nicolas Joly, da Coulée de Serrant, é uma das autoridades no assunto. Profundo entendedor das teorias de Steiner, Joly aplica esse conhecimento na viticultura da Coulée de Serrant há anos, obtendo sempre vinhos com boa estrutura e longevos.

Por Sonoma Brasil



90

ds

Valle de Bío-Bío, Chile

Quarteto Cacique Maravilla

96

rp

96

we

99

js

95

d

Aconcagua, Chile

Viña Chadwick “Seña” 2013

Best seller badge

Yumbel, Chile

Cacique Maravilla Pipeño 50/50 2013

Borgonha, França

Albert Ponnelle "Les Grandes Vignes" Mercurey 2014