D.O.C.G.

Mesmo os consumidores de vinho mais dedicados podem, por vezes, sentir-se confusos com as denominações em alguns rótulos.

Mesmo os consumidores de vinho mais dedicados podem, por vezes, sentir-se confusos com as denominações em alguns rótulos. Mas é importante entendê-las bem, uma vez que trazem informações valiosas sobre a procedência do produto. A sigla D.O.C.G. (que significam Denominazione di Origine Controllata e Garantita) é um caso em que isso se faz bastante expressivo. Ela representa a classificação italiana para vinhos de altíssimo padrão produzidos no país. Os vinhos com Denominação de Origem Controlada e Garantia são, inclusive, garantidos pelo próprio órgão regulador estatal.

Se prestar atenção, você vai perceber que as garrafas cujos rótulos estampam o D.O.C.G. custam, pelo menos, três vezes mais do que as demais. Chega a ser difícil encontrar o enólogo que não espera ver em suas garrafas com tal título, afinal, é a garantia de que a bebida foi produzida seguindo critérios e parâmetros restritos, seguindo tradições vinículas e sob envelhecimento controlado.

Isso já é o bastante? Não no caso do D.O.C.G.! Para conseguir a garantia máxima é preciso ainda que o produto passe por uma comissão de certificação de autenticidade e qualidade. Ou seja, as exigências são exaustivamente averiguadas e só ganham o título bebidas realmente especiais. Portanto, pode-se esperar que sejam mais caras também.

Quer um exemplo? O Chianti Clássico, tinto seco produzido com uvas Sangiovese e Canaiolo e ainda com as uvas brancas Malvásia e Trebbiano. Produzido em Chianti, na Toscana, traz uma proporção perfeita entre as uvas que resulta em um aroma impressionante de cerejas e violetas. Tem envelhecimento controlado em barricas de carvalho. E apesar de o vinho ser produzido em mais de 7 mil vinhedos, apenas alguns deles carregam o título D.O.C.G..

Por Sonoma Brasil



Best seller badge

Piemonte, Itália

Collina San Ponzio Langhe Chardonnay 2016

Best seller badge

91

ws

92

we

91

js

90

d

Veneto, Itália

Pieropan Soave Classico 2016

91

lm

Piemonte, Itália

Roberto Sarotto “Aurora” Gavi DOCG 2016

Piemonte, Itália

Collina San Ponzio Langhe Favorita 2016