Como entender rótulo de vinho?

Com o nome da uva localizado, o que mais observar num rótulo de vinho?

Os rótulos provenientes do Novo Mundo (África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Estados Unidos e Uruguai), geralmente, mencionam o nome da uva. Os tipos definem a coloração, acidez, entre outros aspectos do vinho.

Com o nome da uva localizado, o que mais observar num rótulo de vinho?

Outra informação primordial é a safra da uva e também a sua validade. Quem acha que a história de quanto mais velho um vinho, melhor ele é, deve começar a mudar seus conceitos, pois a maioria dos vinhos têm certo período de vida sim. Por isso, procure a informação sobre a validade no próprio rótulo. Como regra geral pense que a maioria dos tintos deveriam ser consumidos até 3 anos após produção e a maoiria dos brancos até 2.

Além dessas informações, o nome da vinícola responsável por produzir a bebida também é mencionado, assim como são expostos o país de origem e a região. Em alguns casos – não é em toda a situação que acontece –, o rótulo de vinho vem acompanhado de dados técnicos: idade das vinhas, época em que a colheita foi realizada, entre outros.

Vinhos finos, geralmente, têm informações mais completas, expondo o maior número de características possível. No entanto, não é uma regra.

Por Sonoma Brasil



Tokaji, Hungria

Tokaji Aranyfürt Cuvée Muskotály Furmint 2017

Até 11% OFF
Best seller badge Organico Natural

90

gd

Vale do Bío-Bío, Chile

Cacique Côt/Pais/Cabernet Blend 2015 (Biodinâmico/ Natural)

Até 33% OFF
Best seller badge

Vêneto, Itália

Mandorla Pinot Grigio delle Venezie 2017

Até 16% OFF

92

ad

Alentejo, Portugal

Quinta do Carmo Branco 2017

Até 17% OFF