Blend

Blend é um dos termos utilizados para designar um vinho de corte.

Blend é um dos termos utilizados para designar um vinho de corte. A palavra significa 'mistura' e lembra a combinação de duas ou mais castas de uvas feita para a fabricação do vinho. Essa mistura pode ser feita tanto com castas de um mesmo terroir quanto com uvas de diferentes regiões.

Como cada uva possui sabores e aromas distintos, um vinho blend tende a ser mais complexo, apresentando as características de cada uma das castas utilizadas. A ideia dos produtores é fabricar um vinho mais equilibrado e rico em sabores e aromas.

Exemplos clássicos de blends são os vinhos tintos de Bordeaux, que são fabricados com no máximo cinco castas de uvas. O Champagne, vinho conhecido mundialmente, também é um exemplo de blend, já que é fabricado com três tipos de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

Os vinhos blends não são marcas registradas somente da produção francesa. O famoso vinho do Porto também é um tipo de blend. Na sua fabricação podem ser usadas até cinco tipos de uvas tintas, como a Touriga Nacional e a Tinta Roriz. Essa mistura acontece até mesmo na cultura das uvas: castas diferentes são plantadas lado a lado.

Curiosamente, os vinhos varietais, famosos por serem produzidos com somente um tipo de uva, também podem trazer blends. No entanto, a porcentagem de mistura é estabelecida de acordo com a legislação de cada país. Geralmente, um vinho varietal pode trazer no máximo 25% de blend. Essa mistura é permitida para que o produtor possa dar mais estrutura e corpo ao vinho.

Por Sonoma Brasil



Best seller badge

96

d

Mendoza, Argentina

Familia Falasco "Los Haroldos" Estate Malbec 2015

Até 23% OFF

92

ad

Alentejo, Portugal

Quinta do Carmo Branco 2017

Até 17% OFF
Best seller badge

91

d

DOURO, Portugal

Quinta das Murças “Assobio” 2017

Até 17% OFF
Best seller badge

Península de Setúba, Portugal

Bacalhôa "Serras de Azeitão" Tinto 2017

Até 13% OFF