Saúde em taças – os benefícios de beber vinho

Sabemos que o vinho pode trazer vários benefícios à saúde. Mas você sabe quais e por quê? A Sonoma te ensina!

Os principais benefícios à saúde estão relacionados a componentes naturais da uva, que entram em contato com a mistura de uvas e suco durante a fermentação e, assim, são transmitidos ao vinho.

Os taninos, responsáveis pela sensação adstringente na boca, possuem propriedades anti-sépticas e antioxidantes e estão presentes especialmente no vinho tinto – porque estão concentrados na casca da uva e esse vinho é o que tem maior contato da bebida com as cascas.

As antocianinas, substâncias que conferem coloração vermelha, azul, roxa, rosa, ou violeta à maioria das flores e frutos, estão ligadas ao tratamento de distúrbios vasculares por diminuírem a permeabilidade e a fragilidade de veias, vasos e outros capilares, por isso, os benefícios ao sistema cardiovascular.

“O vinho funciona como um antioxidante, combatendo os radicais livres e prolongando a vida das células”, explica a dermatologista Cristina Graneiro, da Clínica La Liq, no Rio de Janeiro. Ela também aponta que o poder antioxidante no vinho tinto é maior do que em outros tipos da bebida pela maior concentração de resveratrol, presente na casca da fruta.

Estudos divulgados pela comunidade científica descobriram diversos efeitos interessantes em consumidores de vinho: de melhores resultados em testes de QI a menos chances de desenvolvimento de vários tipos de câncer, entre outros benefícios.



Lisboa, Portugal

Casa do Lago Branco 2016

Pinto Bandeira, Brasil

Valmarino Tannat 2015

Best seller badge

Vale dos Vinhedos, Brasil

Cristofoli Chardonnay 2017