12 receitas para voltar a ser criança no dia 12

Já reparou como a vida é engraçada? Quando somos criança, queremos crescer logo, só para fazer tudo o que os pais não deixam. Porém, quando crescemos, o jogo realmente vira, não é? Correria, trabalho, trânsito, muitas responsabilidades... Ficou cansado só de ler? Calma, você não está sozinho! Preparamos uma lista com receitas especiais para resgatar a criança que existe dentro de você.

Prepare-se para o momento nostalgia!

1- Brigadeiro gourmet de castanha do Pará

Brigadeiro

Falar de infância sem mencionar brigadeiro é quase um crime! Afinal, quem nunca roubou um antes do parabéns? Isso para as mães era um pecado quase imperdoável, se não fosse por aquela indigestão que nos dava após comer muitos, muitos MESMO. Mas como você já possui uma certa experiência, na arte de comer (leia-se devorar) brigadeiros, que tal dar uma incrementada? Descubra!

Harmonize com: vinho do Porto Tawny, ou café.

2- Milk shake

Milk Shake

Ah, o milk shake... Tem quem só bebeu quando o clima e a mãe permitiu, tem quem teimou ao tomar escondido e adoeceu.... Quem nunca sentiu aquela sensação desesperadora de cérebro congelando, por tomar uma golada enorme? Bons tempos!

3- Sorvete

Sorvete

Por falar em milk shake, o que seria dele sem o sorvete? Provavelmente uma bebida sem graça e sem cremosidade. Qual criança nunca se alegrou na presença de um sorveteiro? Alguns sorvetes nem eram tão gostosos, e você acabava pegando só pela cor, mas jurava de pé junto que era mais gostoso do que o dos seus amigos. Deixando o colorido de lado, que tal experimentar um sorvete realmente saboroso? Veja aqui!

4- Rocambole de doce de leite

Rocambole

Estudos apontam que toda vó de mão boa para cozinha (ah, vá) deveria ao menos uma vez na vida fazer um delicioso rocambole para o netinho querido. Não teve essa sorte? Ok, não precisa guardar rancor da vozinha querida, veja como fazer essa sobremesa tão nostálgica para alguns.

Harmonize com:vinho suave de sobremesa como o Tokaj, ou café com leite.

5- Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Bolo de cenoura

Ele foi e continua sendo imbatível! Mesmo as crianças que juravam de pé junto que detestavam salada e cenoura, acabavam comendo. Não podemos julgar, o bolo de cenoura vale cada garfada! Nunca encontra um tão gostoso quanto o da sua infância? Tente essa receita em casa!

Harmonize com: vinhos como Banyuls ou o clássico leite com achocolatado.

6- Raspadinha

Raspadinha

O tic-tac do relógio (que já está dando nos nervos), parece passar devagar, quando finalmente bate o sinal da escola, e as crianças saem correndo de encontro aos ambulantes. Se identificou? Até hoje, não é raro nos deparamos com esse tipo de cena. Relembre a saudosa raspadinha! Afinal, antes da paleta mexicana, era ela a dona da cena.

7- Batata frita rústica

Batata frita

Tão clássica, tão gostosa... Quem nunca comeu o purê de batatas da mamãe pensando na batata frita? Impossível não amar. Conselho de amantes de comida (e vinho): Não confie em quem não gosta de comer batata frita. Aprenda a dar um toque mais rústico e repleto de sabor com a receita da Rita Lobo.

Harmonize com: um vinho mais encorpado como o Cabernet, ou se preferir algo não alcoólico, nada como a saudosa limonada.

8- Hambúrguer caseiro

Hambúrguer caseiro

Claro que não dá para falarmos do acompanhamento, sem mencionar ele, a estrela, o prato principal: O Hambúrguer. Em tempos de vacas magras, quem nunca desejou um suculento hambúrguer, e até cogitou vender o irmão para se deliciar com um? Ninguém? Ok, exageramos. Mas é difícil nos controlarmos diante dessa maravilha do fast food. Quer mais sabor do que os que encontramos nessas redes? Aprenda a fazer um delicioso hambúrguer caseiro.

Harmonize com: com o suave Zinfandel, ou um delicioso milk shake.

9- Cachorro-quente

Cachorro-quente

Lembra das festinhas de aniversário? Sempre tinha aquela mãe atordoada com a correria das crianças, que quase derrubavam a casa. E as bandejas cheias de delícias? O cachorro quente era disputadíssimo (tanto quanto o brigadeiro). Como você não precisa mais correr atrás do seu, entregamos de badeja (não conseguimos conter o trocadilho) a receita para fazer um “dogão” de sucesso.

Harmonize com: a acidez presente e equilibrado do Tempranillo, ou refrigerante de guaraná.

10- Pizza de massa caseira

Pizza

Tudo acaba em pizza? Nem sempre, para a maioria das crianças, pizza era só de fim de semana e quando sobrava aquela graninha (o que raramente acontecia). Hoje em dia mudou, em cada esquina encontramos uma deliciosa pizzaria, ainda bem né? Bateu aquela preguiça, ou sempre quis aprender a fazer uma massa mais caseira? Veja nossa receita!

Harmonize com: o sofisticado Barbera, ou refrigerante a base de cola.

11- Biscoito de polvilho

Biscoito

Quem nunca saiu praticamente “rolando” depois te tanto comer na casa da avó? Era sempre um almoço simples, mas farto, seguido de uma sobremesa incrível e quando ela sentia que você estava com fome, lá vinha ela com os deliciosos biscoitos de polvilho. Não adianta, você até pode compra-los no supermercado por ser mais prático, mas juramos de pé junto: o caseiro, é mil vezes mais gostoso! Dúvida? Então aproveite aquele dia de folga, e faça essa deliciosa receita.

Harmonize com: um Pinot para uma reunião de clássicos, ou suco de uva.

12- Pão de queijo

Pão de queijo
Tão gostoso quanto o biscoito de polvilho, o pão de queijo também faz/fez/ parte do repertório das vovós. Quem nunca teve a sorte de comer um quentinho no café da manhã ou tarde, pode virar o jogo já! É fácil, rende bastante e fica muito bom.

Harmonize com: um francês de presença como o Merlot, ou o delicioso queimadinho que você pode aprender a fazer aqui.

Ficou perdido com tantas delicias? Segure a emoção, respire fundo e escolha sem medo. Afinal, são todas deliciosas!



Best seller badge

Douro, Portugal

Azeite Quinta do Crasto Extra Virgem Selection (500ml)

Até 20% OFF

Alentejo, Portugal

Azeite Herdade do Esporão Extra Virgem (500ml)

Até 12% OFF
Best seller badge

Alentejo, Portugal

Azeite Herdade do Esporão Extra Virgem (250ml)

Até 23% OFF
Best seller badge

Alentejo, Portugal

Azeite Herdade do Esporão "Seleção" Premium Extra Virgem (500ml)

Até 18% OFF