Espumante Viapiana 575 Dias Natural Brut
Flores da Cunha, Brasil
Espumante Viapiana 575 Dias Natural Brut
“Perlage interminável e que enche o paladar com cremosidade e muito frescor. Um espumante que merece figurar no rol dos melhores já produzidos no Brasil!”  Sonia Denicol, sommelière formada pelo SENAC, com certificação WSET nível 3 e especialista em vinhos brasileiros, adora viajar. Seu maior prazer é conhecer lugares, pessoas, a cultura local, gastronomia e, claro, os vinhos!
Produto indisponível
Sobre o produto
Descanso
0 min.
Temperatura
10°

O 575 no nome deste espumante diz respeito ao tempo que o vinho ficou em contato com a borra – quase 20 meses! Se ainda não entendeu, explicamos: mesmo depois da segunda fermentação, ficou em contato com o mosto, ganhando mais complexidade, elegância e integração de seus aromas. E só depois viraria um espumante.

Aromas esses, por sinal, muito sedutores e delicados, que nos chamaram a atenção num espumante feito pelo método tradicional. Notas de maçãs verdes, casca de uva e outras frutas cristalizadas, um toque herbáceo e outro mineral – parece ter deixado os aromas tostados e de leveduras de lado.

Nota-se, em boca, como é refinado. Mais gordinho e cremoso do que estamos acostumados, conforta o paladar com as mesmas notas do nariz. E é bem seco, faz jus ao natural brut do nome (espumantes feitos somente com o açúcar natural das uvas, nem um grãozinho a mais!).

Um espumante destes não é para qualquer um (não à toa está entre os melhores do país!). Ele até que é frutado em boca, mas cheio das frutas cítricas, deixando de lado os sabores doces que o nosso "paladar brasileiro" gosta. Um verdadeiro espumante de gente grande!

Talvez nem todo undo goste dele. A opinião do Sonoma? Que deveria figurar entre os melhores do Brasil!

Fora do Sonoma, só é possível encontrá-lo em São Paulo no restaurante D.O.M, do renomado chef Alex Atala. Até no sul, onde nasceu, é difícil de se encontrar.

Ostras, vieiras, camarões... A delicadeza dos frutos do mar encontram sua cara-metade neste espumante.

Graduação alcoólica: 12,5%

História

Este vinho nasceu na região de Flores da Cunha, a 60 quilômetros de Bento Gonçalves, considerada a mais italiana de todas as cidades brasileiras. Foi lá que recebemos os imigrantes desde 1875, mesmo local onde a família Viapiana plantou seus 30 hectares de vinhas - poucos, mas muito férteis, de dar orgulho!

Umi36u3qxhyiwwwbcfsb
Curador(a)
Sonia Denicol
Produtos relacionados