Champagne Dosnon & Lepage Récolte Brute Extra Brut (Orgânico)
Champagne, França
Champagne Dosnon & Lepage Récolte Brute Extra Brut (Orgânico)
“Um dos produtores mais promissores de Champagne”, disse Galloni. Com 92 pontos pela Wine Advocate e 92 pelo Stephen Tanzer, este seco e delicado Champagne biodinâmico é uma das melhores ofertas de espumantes que já lançamos.”
Organico

90

ws

92

rp

92

st

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
12,0%
Descanso
0 min.
Temperatura

"Um dos jovens produtores mais promissoras em todo Champagne". Foram as palavras do crítico Antonio Galloni ao descrever Davy Dosnon.

Formado como viticultor entre as vinhas e florestas de Beaune, na Borgonha, Davy Dosnon herdou uma pequena parcela de dois hectares de sua família na Côte de Bars. Ele chamou seu amigo Simon Lepage, homem de negócios, e juntos começaram a fazer Champagne. A primeira safra foi lançada em 2007 e fez bastante barulho, principalmente por algumas das técnicas incomuns de Dosnon, como realizar a primeira fermentação em barricas de carvalho vindas da Borgonha (de Puligny-Montrachet!) e não adicionar leveduras na fermentação, fazendo com que ela aconteça de forma espontânea.

Em 2009, a vinícola recebeu uma visita de Antônio Galloni, crítico da Wine Advocate à época, que deu 92 pontos a este vinho.

Ao abrir, quanto amêndoa! Frutas cristalizadas se unem a brioche e pera, mas foram as nozes que nos impressionaram.

Em boca, entra como uma bailarina com passos delicados, sem nenhum exagero. O toque de dulçor inicial ganha sua atenção para depois mostrar a elegância e sutileza dos passos siguintes. Um pouco de abacaxi não maduro ali, uma maçã verde aqui, bastante levedura e mineralidade (consequência do solo único da região), e uma acidez estupenda. Um Champagne seco (mas seco mesmo), para harmonizar com ostras e vieiras.

O preço médio nos sites dos Estados Unidos e da Europa é de 50 dólares - com os impostos, facilmente ultrapassaria os R$ 450 por aqui. A oferta de hoje, para um Champagne artesanal, biodinâmico, tão elogiado pelos críticos, é realmente única.

92 Pontos - Robert Parker's Wine Advocate

92 Pontos - Stephen Tanzer's International Wine Cellar

91 Pontos - Jamie Goode

90 Pontos - Antonio Galloni's Vinous

90 Pontos - Wine Spectator

História

Davy Dosnon após se formar como viticultor na Borgonha e, em seguida, herdar uma pequena parcela de dois hectares da sua família, chamou seu amigo Simon Lepage, homem de negócios, para juntos fazerem Champagne.

Sua primeira safra foi lançada em 2007 e já fez muito barulho. Seu maior trunfo? Algumas técnicas um tanto incomuns para Champagne...

- Primeira fermentação em barricas vindas da Borgonha (mais especificamente, de Puligny-Montrachet, terra dos melhores Chardonnays do mundo!);

- Vinhos não filtrados;

- Amadurecimento em barrica;

- Fermentação espontânea (sem adição de leveduras);

- Produção 100% orgânica e biodinâmica.

Aprendizados da Borgonha? Seja como for, seu trabalho magistral criou algo como “um Chablis com bolhas”, tamanha mineralidade e finesse (na verdade, o vilarejo de Chablis nem está tão longe assim, e solo da região é o mesmo de Chablis - calcário kimmeridgiano, um dos mais valiosos do mundo para a produção de vinhos brancos minerais).

Produtos relacionados