Cava Dominio de Tharsys Brut Caixa com 12
Requena, Espanha
Cava Dominio de Tharsys Brut Caixa com 12
Só de abrirem esta garrafa no cantinho da mesa de degustação, do outro já se ouvia: “nossa, que aromático!”. Carambolas, toranjas, mexericas, limão-siciliano... Cítrico e delicioso!
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
12,0%
Descanso
0 min.
Temperatura
12°

Este Cava espanholíssimo foge da curva. Ele se destacou na degustação, apesar do preço tão razoável. Cavas são feitos pelo mesmo método tradicional dos Champagnes, de segunda fermentação na própria garrafa. É um processo bem mais complexo e manual, mas resulta em vinhos interessantes. Os Cavas geralmente se destacam por toques cítricos e leveza, só que este mostra (como poucos) brioche, pão quentinho, leveduras, lembrando até os espumantes dos vizinhos franceses ao norte. É raro um Cava ter tão fortemente essas características. Estes aromas dão lugar a maçã verde, carambolas e toranjas. Em boca, mostra um corpo médio com paladar redondo e ótima acidez. Os catalães dizem que Cava pode ser a harmonização para uma refeição completa e com esta prova é possível entender por que. Tudo, desde lula frita, uma feijoada (falando sério!) ou até um prato mais elaborado (um peixe de rio, gorduroso e gostoso) acompanharia bem com este vinho. Com só 12% de graduação alcoólica e uma doçura levíssima, esta equilibrada obra é a prova que os espanhóis fazem espumantes que valem muito a pena conhecer.

História

Utiel-Requena é uma das mais novas áreas vitivinicultoras da Espanha. Possui grande potencial, principalmente por causa da altitude, que pode chegar a até 800 metros. Ali, ao lado de um rio chamado Magro, a pequena vinícola Pago de Thasrys se especializou em um tipo de vinho muito pouco feito em Requena, ou na própria Valência, ou em qualquer lugar fora da Catalunha: os Cavas. Mas o lugar não começou fazendo vinhos. Surgiu como uma fortaleza moura escolhida pela localização estratégica em meio às montanhas de Las Cabillas.

Produtos relacionados