Carte Ivoire Blanquette de Limoux Brut
Limoux, França
Carte Ivoire Blanquette de Limoux Brut
Que aromático este espumante! Vindo da mesma região de onde saiu o primeiro espumante francês, o Dom Pérignon, ele se apresenta petroláceo, com frutas e um toque lácteo. Em boca, todo seu frescor e cremosidade se traduzem em casca de limão siciliano e iogurte.
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
12,0%
Descanso
0 min.
Temperatura

Já ouviu falar em “blanquette de Limoux”? Fato intrigante, só para começar: reza a lenda que foi o primeiro espumante do mundo, antes mesmo do famoso acidente de Dom Pérignon. Ficou curioso? Então continue...

Trata-se de um espumante que segue praticamente todos os passos de um legítimo Champagne, mas utiliza menos leveduras por quantidade de vinho (ou seja, é mais leve e refrescante). As uvas também são diferentes – este blend, por exemplo, leva Mauzac e Chenin Blanc.

O resultado é, acima de tudo, aromático! Mas, em boca, entra complexo, de notas petroláceas e cremosas, lácteas. É denso, mas sem perder o frescor de raspas de limão siciliano e iogurte.

Feito no sudoeste da França, pertinho da medieval Carcassonne e de onde Dom pérignon fazia seus experimentos, ele esbanja frutas brancas e cítricas numa combinação fresca, leve, simples de beber. Com mais um tempo à taça, algo cremoso que lembra queijo começa a aparecer, deixando aquele “quero mais” a cada gole. Um vinho para uma tarde de brisa, um papo, um filminho...

História

Foi no ano de 1937, quando Pierre Robert chegou à região do Languedoc, que se iniciou a produção vitivinícola de Societe des Vins Robert. Desde então, vem-se cultivando a variedade mais tradicional de Limoux, a Mauzac.

 

Depois, em 1957, a vinícola começou a produzir os vinhos de quatro denominação pertencentes à Limoux: Blanquette de Limoux, Crémant de Limoux, Limoux Blanquette Ancestral Methode, além de produzir tintos.

Produtos relacionados