ESPORÃO RESERVA TINTO 2019

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

ESPORÃO RESERVA TINTO 2019

Uma poderosa e pontuada safra deste clássico do Alentejo. Grande aposta para colecionar na adega pela próxima década.

Selos e premiações

  • bestSellers
  • RP 91
  • WE 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.90%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Aragonêz
  • Alicante Bouschet
  • Touriga Branca
  • Cabernet Sauvignon
  • Syrah
  • Touriga Nacional
  • Trincadeira

Sobre o produto

Este vinho é um clássico da Esporão, foi o primeiro produzido pela vinícola em 1985, na DOC alentejana, e mantém o caráter rico e típico de seu terroir.


Graças ao misto de solos de natureza granítica e argilosa e ao clima mediterrâneo e continental, é possível elaborar vinhos encorpados e potentes, mas ainda equilibrados e sedutores.


Este tinto é feito a partir das castas Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Cabernet Sauvignon, assinado pelo David Baverstock, enólogo Australiano que já mora em Portugal há 15 anos, e Sandra Alves, diretora enológica da vinícola.


A safra de 2019 manteve a mesma média de temperaturas dos últimos 20 anos, porém viu menos chuvas do que no ano passado. O resultado foi uma maturação perfeita das uvas, com evolução constante e homogênea para vinhos poderosos e tradicionais.


As uvas do vinho são colhidas a mão e estagiam em barricas de carvalho americano e francês por um período de 12 meses, o que lhe confere estrutura e complexidade.


No nariz, sentimos o sutil aroma de amoras maduras e pimenta preta, também um toque de baunilha. Tudo isso aliado a um perfume de alcaçuz e anis estrelado.


Em boca, muito gostoso, sabor de amora e leves especiarias, com fava de baunilha e bastante fruta preta. Encorpado, dono de grande intensidade e complexidade, sentimos sua boa acidez, um pouco de álcool e taninos firmes e deliciosos, que deixam o final prolongado de fruta madura nas bochechas por longos segundos.


Ainda jovem, este vinho clássico oferece bom potencial de guarda.


Harmoniza bem com uma picanha na grelha ou uma saborosa massa ao molho de queijo gorgonzola.


93 pontos - Wine Enthusiast - Este vinho impressionante tem taninos em camadas e frutas negras em uma estrutura rica. O vinho é poderoso e concentrado, encorpado e ainda assim elegante. Beba a partir de 2024.


59° Lugar no Top 100 Melhores vinhos de 2022 pela revista Wine Enthusiast


91 pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

O Esporão Reserva 2019 é um blend de Aragonez (30%), Cabernet Sauvignon (20%), Trincadeira (20%), Alicante Bouschet (15%) e porções das demais uvas, todas envelhecidas por um ano em 25% de carvalho novo (60/40 americanos e franceses). Ele chega a 14,99% de álcool. Esta é a primeira safra da linha Reserva listada como orgânica. O barril é um pouco proeminente agora, mas mesmo isso não pode atrapalhar a linda expressão de fruta aqui. Basicamente o vinho tem estrutura fina e poder notável. Ele deve envelhecer bem, melhor do que no passado. Novamente vamos ser um pouco conservadores e ir aos poucos. Na próxima vez que abrirmos uma garrafa, pode faltar um ano ou dois para que o vinho esteja pronto e em melhor harmonia.


História

A Herdade do Esporão estará para sempre na história dos vinhos portugueses por seu trabalho inovador e desbravador na região do Alentejo. A família Roquette foi pioneira na produção de vinhos alentejanos para exportação, com a Herdade do Esporão.


Nos últimos anos se instalaram no Minho, região do Vinho Verde, mas seu maior sucesso fora do Alentejo, sem dúvidas, é a Quinta do Crasto, no Douro, uma das referências na produção de vinhos modernos e à frente da renovação das práticas enológicas na região.


Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message