ERASMO SELECCIÓN DE BARRICAS CABERNET FRANC 2013
Este vinho orgânico tem uma composição única, uma aliança harmoniosa entre o velho e o novo. Um tinto diferente de tudo que você já viu no Chile.
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeA Erasmo tem como missão buscar novas formas de desenvolver o grande potencial de uma das áreas mais tradicionais na produção de vinho do Chile, o Valle del Maule.
Situada especificamente na antiga terra de Caliboro, mais antiga e tradicional região produtora do país, "desafia os preconceitos sobre a elegância e a finesse dos tintos do Maule”, segundo o Guia Descorchados.
O Erasmo Selección de Barricas Cabernet Franc 2013 foi produzido em quantidades muito limitadas com uvas orgânicas, de cultivo a seco e fermentado com leveduras selvagens.
Suas uvas vieram de um vinhedo de vinhas velhas, plantado há 23 anos. Foram selecionados apenas 11 barris escolhidos à dedo para a formação deste blend, e por isso leva o nome de Seleccíon de Barricas.
O resultado é um vinho com equilíbrio entre frescor e complexidade. Os aromas das uvas francesas são moldados pela aspereza do clima em Caliboro, região no Valle Del Maule onde está localizada a vinícola.
Em taça exibe visual vermelho rubi com leve halo. No nariz é fresco, com aromas de cânfora e leve cardamomo.
Em boca, é delicioso! Com 11 anos na guarda, está no momento perfeito para ser apreciado. Tem o lado de fruta totalmente macio e integrado com sua acidez, com taninos e corpo que só um vinho de guarda tem. Traços de frutas pretas escuras, como blackberry fresco, mas também mostra seu lado sóbrio, austero. A Cabernet Franc se mostra com seu lado levemente herbáceo, junto com pedra quebrada, alcaçuz, café espresso e cravo no final. Linda e longa persistência. Muito bem elaborado!
Decante o vinho durante uma hora antes de o servir e harmonize com uma paleta de cordeiro assada ao alecrim ou com um lombo de porco.
94 Pontos - Guia Descorchados
"Como seria de se esperar em um clima quente como o de Caliboro, este Cabernet Franc de vinhedos de 23 anos ao lado do Rio Perquilauquén tem fortes aromas herbais, mas principalmente cheira a frutas pretas maduras no meio de uma estrutura tânica muito firme que é tão sólida quanto concreto. O vinho até parece austero e monástico em sua expressão. Sim, pode ser muito tânico, mas a verdade é que gostamos desse tipo de arquitetura aqui."
93 Pontos - James Suckling
"Aromas doces, mas muito frescos, de amora. Um pouco de fumaça, mas o carvalho certamente não está dominando este tinto imponente. Os principais taninos podem muito bem harmonizar com o envelhecimento posterior. Beba ou segure."
93 Pontos - Alykhan Karim
92 pontos – La Cave
Vermelho cereja intermediário. Aromas mentolados, pequenos frutos pretos, serapilheira, silvestre. Paladar vertical, com ampla estrutura de acidez. Poderoso, mineral.
92 Pontos - Robert Parker
O Erasmo Selección de Barricas Cabernet Franc 2013 foi produzido pela primeira vez nesta safra fria. Eles sempre gostaram do comportamento da uva em seus vinhedos e aumentaram o plantio dela. A fruta das vinhas mais velhas é usada no blend, e o suco das vinhas que eles plantaram em 2001 é destinado a este vinho. O nariz era bastante varietal, denotando seriedade, equilíbrio e elegância. Tem um corpo médio com os taninos finos característicos da variedade e um acabamento muito saboroso. Adorei o estilo deste Cabernet Franc. Eles selecionaram 11 barris para encher cerca de 3.250 garrafas em fevereiro de 2015.
Ganhador da Medalha Commended da International Wine Challenge em 2017
Erasmo é o nome de um fazendeiro local que me ajudou a entender a singularidade da antiga terra de Caliboro. Reconhecida por seu microclima desde os tempos pré-colombianos e depois colonizada pelos Conquistadores, a Fazenda Erasmo agora traz ao mundo vinhos premiados que mostram todo o potencial da mais antiga e tradicional região vinícola do Chile.
Esta adega, combinando elementos antigos e modernos, é o resultado e a moldura do apaixonante projeto do Conde Marone: a pesquisa rigorosa de elevados padrões na elaboração de vinhos de alta qualidade, onde a experiência secular da tradição familiar na vinificação se combina com a atenção constante dada à contribuição da tecnologia moderna.