
MONTEPELOSO ENEO 2021 - PRÉ-VENDA
Um primoroso blend da Costa Toscana de Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Malvasia Nera. Ótimo valor x qualidade para um vinho de um dos grandes enólogos contemporâneos.
* Venda Antecipada, detalhes no final.
Os vinhos da Maremma, costa Toscana, são conhecidos mundialmente, mas geralmente é a sub-região de Bolgheri que vem à mente. Lá nasce Sassicaia, Ornellaia, e muitos dos outros grandes “super-toscanos”, poderosos e potentes tintos que comandam valores astronômicos nas gôndolas das importadoras.
Hoje muitos dos melhores produtores da Maremma estão localizados 15 minutos ao sul do miolo de Bolgheri, na sub-região de Suvereto. Com 300 metros de altitude, lá as vinhas recebem ventos frescos, equilibrando a concentração com boa acidez e frescor.
O mítico Tua Rita fica aqui, entre os melhores produtores do mundo (seu rótulo Redigaffi já foi prestigiado com 100 Pontos pelo Parker e pelo Suckling). Ao seu lado, a Montepeloso.
Fabio Chiaretto, produtor, é hoje reconhecido internacionalmente pelos seus blends das uvas internacionais e ancestrais. Segundo o Gambero Rosso, guia mais importante da Itália, “Montepeloso tem conquistado um nível de sucesso e renome no mundo de vinho em tão pouco tempo que fica difícil de entender… até degustar os vinhos.”
Aqui a ampla exposição solar oferece concentração de sabor e potência, porém a elevação oferece acidez e a leve influência marítima permitem vinhos harmoniosos.
Nesta safra, o resultado é semelhante ao da anterior, com um blend mais simplificado, mais aromático e mais potente do que se fazia, com Sangiovese (65%), Cabernet Sauvignon (25%) e Malvasia Nera (10%), extraídas de vinhas entre 13 e 51 anos, dos solos ricos em argila e sílex.
Diferente dos outros grandes Toscanas, especialmente os de Bolgheri, que demoram pelo menos uma década para entrarem na janela ideal para apreciação, todas as safras deste já estão entregando, até 2020, a penúltima.
Nas palavras de Galloni: "“O Eneo 2021 é excelente. Brilhante e efusivo, com toneladas de energia explosiva, o 2021 parece ser uma joia."
Um vinho de cor rubi profunda, com nariz opulento e intenso. Em boca é delicioso, pleno e amplo, com aromas de frutas pretas, como amoras, picante com suas especiarias, sálvia, tomilho, tosta e terra escura, com suculência de fruta mais generosa do que os demais Montepelosos da série. Tem um corpo ótimo, com taninos muito finos e aveludados, que acariciam a boca e percorrem o vinho em todas as suas camadas, e uma mineralidade que dá água na boca.
Harmonizar com cortes de carnes nobres mais magros, como a filet mignon ou um fettuchine de cogumelos.
95 Pontos - James Suckling
"Adoráveis perfumes de flores, ameixas frescas e frutos vermelhos com algumas pedras. É de corpo médio, com taninos finos, que se misturam ao vinho. Apenas uma pitada de amargor no final."
95 Pontos - Antonio Galloni, Vinous
“O Eneo 2021 é excelente. Brilhante e efusivo, com toneladas de energia explosiva, o 2021 parece ser uma joia. Flores esmagadas, laranja sanguínea, canela, cedro e especiarias são finamente delineadas em um Eneo que exala equilíbrio. Notas minerais limpas prolongam o acabamento sem esforço. Admiro muito o caráter vibrante deste vinho, algo difícil de conseguir nesta região de Suvereto”.
* O uso de cupom não é válido para esta oferta.
* A Venda Antecipada do Sonoma Market permite trazer vinhos raros em pequenas quantidades e oferecê-los à valores extremamente atraentes. Não é possível determinar uma data de entrega. Estimamos que a entrega aconteça no segundo semestre de 2025.
O enólogo suíço-italiano Fabio Chiarelotto, proprietário e fundador da Montepeloso, admite que é “fácil de produzir vinhos concentrados em um clima tão quente… mas é muito mais difícil conseguir elegância e finesse”.
Para aproveitar ao máximo o potencial do terroir, ele revisou os vinhedos em 1997 - reconversão, poda e até mesmo reforma de muitas videiras. Na adega, ele faz macerações relativamente curtas, utiliza somente leveduras naturais durante a fermentação e oferece vinhos não filtrados.
Os vinhos do Chiaretto são raridades, pouco disponíveis, encontrados hoje somente nas lojas boutiques de Suíça, Alemanha, Londres e Nova York. Agora, pela Sonoma, também no Brasil.