Domaine Thibault Liger-Belair Les Deux Terres 2018

Borgonha, França
Borgonha, França

Domaine Thibault Liger-Belair Les Deux Terres 2018

Um blend de Pinot da Borgonha e Gamay de Beaujolais Cru, perfeito para momentos de contemplação.

Selos e premiações

  • organico
  • Natural

Harmonize com

  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Gamay
  • Pinot Noir

Sobre o produto

“Les Deux Terres”, como seu nome sugere, é a combinação de dois inconfundíveis terroirs.



15% do mix de Gamay (85%) e Pinot Noir (15%) vem da Côte de Nuits e o restante vem da Côte d’Or (sendo 40% de Moulin-à-Vente, 30% Chénas e 15% Fleurie).



Quando Thibault Liger-Belair assumiu a Domaine da família em 2001, ele havia degustado tantos vinhos de propriedades vizinhas à sua, que decidiu então criar um cuvée que nada mais é do que um blend entre as duas regiões vinícolas.



As uvas foram colhidas de forma manual e 30% delas foram colhidas com todo o cacho. Após o processo de maceração, o vinho passa por uma fermentação que dura 3 semanas e envelhece em barris de carvalho antigos (nenhum barril novo é usado) por um período de 12 meses antes de ser engarrafado.



Um nariz atraentemente fresco combina notas de pimenta, terra e vários aromas de frutas escuras. Há boa energia e detalhes nos deliciosos sabores.100% Gamay.



Tem um nariz atraente e fresco, que combina notas de especiarias, como pimenta, terra molhada e frutas do bosque, como amora, framboesa e groselha, além de cerejas pretas e alcaçuz. Em boca demonstra uma nobre rusticidade, com sabores maduros de frutas pretas e especiarias, seguidos por uma distinta mineralidade salina e um fundo de granito.



Recomendamos harmonizá-lo com carnes de caça, como peito de faisão com cogumelos selvagens.

História

Todas as vinhas da Domaine Thibault Liger-Belair estão na família desde o século XVIII.



Em 1720 foram fundadas as empresas C.Marey e Comte Liger-Belair, em Nuits-Saint-Georges, listadas na Bolsa de Valores de Lyon em 1923. Elas estavam entre as mais importantes casas de viticultura e comércio da Borgonha.



As empresas permaneceram sob o controle da família pelos últimos três séculos, até que em 1982 Xavier Liger-Belair morreu após a venda da empresa comercial. No mesmo ano, apoiado pela mãe, Vincent assume as propriedades da família, reestrutura a Domaine e reorganiza a parceria com três viticultores da costa, para que um dos seus filhos possa assumir o Domaine quando chegar o dia.



E isso se deu no ano de 2001, quando Thibault Liger-Belair, filho de Vincent, assume a exploração dos vinhedos da família e funda, oficialmente, a Domaine Thibault Liger-Belair.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message