DOMAINE ROBERT GIBOURG COTEAUX BOURGUIGNONS 2019

França
França

DOMAINE ROBERT GIBOURG COTEAUX BOURGUIGNONS 2019

Certamente um vinho que agrada paladares distintos, combinado a vivacidade de muitos vinhos de baixa intervenção com uma qualidade e equilíbrio. Surpreendente!

Harmonize com

  • Comida JaponesaComida Japonesa
  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Tempo de Barrica

10 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Pinot Noir

Sobre o produto

Este Coteaux Bourguignons foi elaborado com Pinot Noir de cultivo sustentável, proveniente de videiras plantadas entre 1970 e 1975, em Morey-Saint-Denis. O local utilizado para o plantio fica na parte mais baixa do vinhedo, onde os solos têm uma proporção maior de argila e menor concentração de calcário. Após colheita manual, foi feita maceração pré-fermentativa a frio (6 a 8°C) durante alguns dias, seguida por fermentação com cachos inteiros, com leveduras indígenas e em cuba de inox. O envelhecimento foi de dez meses em cubas de inox, e o vinho foi engarrafado sem filtragem, colagem ou sulfitos adicionados. Um vinho surpreendente! No visual, mostrou uma coloração púrpura, de média concentração, enquanto no olfativo trouxe qualidade e complexidade. Predominaram notas bastante expressivas de frutas negras frescas (blackberry, cerejas negras), acompanhadas de uma percepção de cinzas e carvão, com um discreto toque confeitado. Na boca, um vinho muito elegante e fresco, com boa acidez, taninos finos e discretos, além de corpo médio. Trouxe uma presença exuberante de frutas no gustativo, daqueles vinhos que enchem a boca, mostrando uma textura sedosa. A sua produção total é verdadeiramente minúscula, essa safra rendeu cerca de 1.000 garrafas. Para os que consomem carne, este tinto harmoniza muito bem com medalhões de filé mignon, cortes suínos sem muita gordura, aves de caça, como pato e codorna, e frango assado. Também pode acompanhar risotos de cogumelos, vegetais assados e pizza com queijo.

História

De solos argilosos e calcários. Robert Gibourg, nascido em 1942, herdou as vinhas muito velhas de seus pais na Cote de Nuits e de seu avô na Cote de Beaune. Hoje o domínio de Robert Gibourg possui 6 hectares e cujos vinhos são produzidos por Sebastien Bidault. Os rendimentos são mantidos baixos e todas as uvas são colhidas manualmente. Sem fertilizantes químicos são usados, o solo é revolvido para promover a diversidade e a saúde. Todos os vinhos são vinificados no domaine em Morey-Saint-Denis. As uvas são desengaçadas na maioria dos anos. A fermentação é 100% natural. A abertura da tampa ocorre duas vezes ao dia. No máximo 30% de barris novos de carvalho são usados para envelhecer o vinho. Os vinhos envelhecem de 16 a 18 meses, dependendo da safra. Os vinhos são engarrafados no próprio domaine sem qualquer colagem ou filtragem.
Whats App Message