DOMAINE DUTRON POUILLY-FUISSÉ LES VIGNES DU CHÂTEAU BLANC 2020

França
França

DOMAINE DUTRON POUILLY-FUISSÉ LES VIGNES DU CHÂTEAU BLANC 2020

Pouilly-Fuissé de vinhas velhas, por um produtor com quase 2 séculos de tradição.

Selos e premiações

  • bestSellers

Harmonize com

  • Comida JaponesaComida Japonesa
  • PeixesPeixes
  • Frutos do marFrutos do mar

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Chardonnay

Sobre o produto

Pouilly-Fuissé é o lar dos melhores vinhos brancos da região de Maconnais, no sul da Borgonha. A Domaine Dutron é composta por 16 hectares e suas vinhas ficam nas comunas de Fuissé e Solutré-Pouilly no centro da denominação, situadas em pequenas encostas localizadas a 250-300 metros de altitude.


A Chardonnay que elabora este vinho é cultivada em solos de argila e calcário, dando origem a vinhos ricos com um caráter distinto e típico.


Fruto de vinhas de 35 anos, 30% deste poderoso Pouilly-Fuissé estagiou em barricas de carvalho francês por 12 meses.


O resultado é um vinho de cor dourada com reflexos esverdeados, que exala um rico bouquet com múltiplas camadas: fruta amarela de caroço, nozes e avelãs, brioche, flores brancas, coco e instigantes nuances minerais.


Em boca é volumoso, elegante e incrivelmente mineral. Traz notas de fruta branca, limão siciliano e carambola, muito bem integradas com uma ótima acidez e um final longo e persistente.


Vai seguir evoluindo lindamente na adega pelos próximos 3-5 anos.


Recomendamos harmonizá-lo com lagosta grelhada, camarões ao alho e óleo ou pratos mais leves e menos condimentados com carne branca.

História

A família Dutron produz vinho na sua pequena adega na cidade de Fuissé desde 1835. Maxime Dutron juntou-se ao seu pai na adega da família em 2010.


Na propriedade se produz apenas Chardonnay, de vinhas com idade média de 35 anos, algumas chegando aos 70, nas encostas de argila e calcário. As vinhas estão situadas em torno das aldeias de Fuissé e Solutré a 250-300 metros de altitude, no coração da denominação de Pouilly-Fuissé.


Hoje, Maxime busca melhorar continuamente a qualidade dos seus vinhos, levando em conta a importância do terroir e utilizando métodos tradicionais nas vinhas.


O produtor se dedica ao uso de práticas agrícolas sustentáveis. Todos os vinhedos são gramados, o que limita a erosão e controla os rendimentos. Maxime acredita em fazer o seu vinho ainda "na vinha" e um trabalho rigoroso é feito para garantir a colheita de uvas maduras e perfeitamente saudáveis, necessárias para o desenvolvimento de grandes vinhos brancos.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message