DOMAINE DU PEGAU CHÂTEAUNEUF-DU-PAPE CUVÉE DA CAPO 2020

Rhône, França
Rhône, França

DOMAINE DU PEGAU CHÂTEAUNEUF-DU-PAPE CUVÉE DA CAPO 2020

Um dos grandes Châteauneuf-du-Pape do mundo disponível no Brasil. Elaborado somente em safras espetaculares pela renomada Domaine du Pegau. Sublime!

Selos e premiações

  • JD 98
  • JS 99
  • RP 97
  • V 97

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

15.50%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Grenache
  • Mourvèdre
  • Syrah

Sobre o produto

Este é o mais nobre vinho da renomada Domaine du Pegau e, segundo muitos apreciadores e críticos, o maior rótulo da Châteauneuf-du-Pape AOC.

Elaborado em quantidades minúsculas, 2.000 -3.000 garrafas ano, o Cuvêe da Capo é disponível somente por alocação. Um privilégio poder apreciá-lo hoje no Brasil, pela importação exclusiva do Sonoma Market.

Elaborado apenas em safras espetaculares, acumula altíssimas pontuações dos principais críticos internacionais, com repetidos 100 Pontos, 99, 98… Primoroso!

Combina um blend de vinhedos das melhores parcelas de La Crau (o "Grand Cru” mais famoso da região), e dois outros vinhedos "Grand Cru", Escondudes e Monpertuis. Nesse ano, com Grenache (70%), Syrah (7%), Mourvèdre (3%) e outras castas (20%).

De colheita manual, com leveduras nativas e fermentação espontânea, este vinho passou por 24 meses de envelhecimento em barricas de carvalho de 50 hl.

De profunda e brilhante cor rubi, oferece instigantes aromas de groselha preta, amoras, alcaçuz, pimenta moída na hora e sous-bois.

No paladar é profundo e poderoso, envolvendo a boca com taninos volumosos e perfeitamente integrados. A incrível persistência merece aplausos! Para James Suckling, “com um acabamento alucinante que quase te derruba da cadeira!”

Este ícone de Châteauneuf-du-Pape seguirá evoluindo muito bem pelos próximos 20 anos. Para degustá-lo hoje, recomendamos aerar o vinho no decanter por, no mínimo, 60 minutos.

Harmoniza perfeitamente com planos e conquistas, com carnes de caça na brasa e carnes vermelhas grelhadas.

99 Pontos - James Suckling

Um nariz complexo de cerejas escuras, ameixas, especiarias secas, tomilho seco, couro, algumas cascas e vegetação rasteira também. Encorpado com ótimo volume. Estruturado e equilibrado com um núcleo cremoso de frutos silvestres e notas de chocolate amargo. Textura fina com bastante caráter picante no paladar. É complexo e saboroso, com aromas profundos de couro desenvolvendo-se no final. Ainda um pouco firme nesta fase, com um acabamento alucinante que quase te derruba da cadeira! Maioria grenache (70%), 7% syrah, 3% mourvedre e 20% das outras 13 uvas.

98 Pontos - Robert Parker

O Châteauneuf du Pape Cuvée da Capo 2020 é um esforço extremamente concentrado que deve rivalizar com o grande 2016. As amoras e mirtilos são tão vibrantes e intensos que o vinho quase parece doce, repleto de frutas maduras, com notas de mocha e garrigues salgados. Encorpado, rico e de textura aveludada, termina com enorme comprimento e presença.

98 Pontos - Jeb Dunnuck

Por último, o Châteauneuf Du Pape Cuvée Da Capo 2020 é um vinho maior e mais rico, bem como um gigante mais jovem e concentrado de 2020. Notas poderosas de cerejas pretas maduras, groselhas mais escuras, pimenta moída, charcutaria e incenso de flores são apenas algumas das noções aqui, e é encorpado, com uma sensação na boca concentrada e opulenta, taninos maduros e um ótimo final. Opulento e inegavelmente sexy que é impossível não amar.

97 Pontos - Vinous

Dois mil e vinte marca a oitava vez que Laurence Féraud opta por vinificar um Châteauneuf-du-Pape Cuvée Da Capo, que estreou na safra de 1998. Uma seleção de vinhedos provenientes de parcelas em La Crau, Escondudes e Monpertuis, todas colhidas um pouco depois das uvas destinadas ao Cuvée Réservée. O blend deste ano é 70% Grenache, 7% Syrah, 3% Mourvèdre e o restante dividido entre outras variedades permitidas. Envelhecido em foudre por dois anos e atingindo 15,8% de álcool, sai da taça com aromas expressivos de pétalas de rosa secas, frutas vermelhas e pretas levemente cozidas, alcaçuz, ervas secas, tabaco, carnes curadas e pimenta branca. Encorpado, concentrado e construído como uma parede de tijolos, recompensará o envelhecimento em garrafa.

História

O legado da família Feraud no Sul do Rhône remete a 1670, quando seus ancestrais da cultivavam azeitonas, cerejas e uvas. Por muitos anos a propriedade da família foi conhecida como Domaine Feraud Fils e elaboravam o tradicional Châteauneuf-du-Pape.

Em 1987, o Domaine du Pegau foi fundado como o conhecemos hoje, quando Laurence Feraud (filha de Paul Feraud) retornou de seus estudos de enologia e se juntou a seu pai para criar a vinícola. “Pegau” era o nome de uma jarra de vinho utilizada no século XIV durante o período papal.

Mais tarde, em 2012, a família adquiriu outra propriedade de 41 hectares de vinhas, o Château Pegau, este destinado a produção de vinhos de outras regiões.

Atualmente as propriedades da família se dividem em 21 hectares de Châteauneuf-du-Pape Rouge e 2 ha de Châteauneuf-du-Pape Blanc (Domaine du Pegau); 5 ha de Côtes du Rhône Village Rlouge, 20 ha de Côtes du Rhône Rouge, 5 ha de Côtes du Rhône Blanc, e 11 ha de Vin de France.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message