DOMAINE BERTHELEMOT PULIGNY-MONTRACHET 1ER CRU FOLATIÈRES 2018

Borgonha, França
Borgonha, França

DOMAINE BERTHELEMOT PULIGNY-MONTRACHET 1ER CRU FOLATIÈRES 2018

Grandeza se casa com elegância nesta versão mineral, cítrico e incrivelmente sedoso do Rolls-Royce dos vinhos brancos.

Selos e premiações

  • WE 93

Harmonize com

  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Chardonnay

Sobre o produto

Foi nos minúsculos vinhedos de Les Rechaux e Les Meix que se originou um dos vinhos brancos favoritos do momento, o Domaine Berthelemot Puligny-Montrachet 2018.

O vinhedo de Les Rechaux tem solo de argila e aluvião e de Les Meix, de argila e calcário, ambos com vinhas velhas plantadas na década de 1960. O resultado dessa combinação de solos é muito interessante.

Extremamente jovem, o vinho já revela deliciosos aromas de frutas cítricas, com bela cremosidade e toques de suco de limão siciliano e zest de laranja. O vinho vai discretamente se abrindo e entregando nuances herbáceas que lembram manjericão, florais e amanteigadas. Dono de grande complexidade e profundidade, mas delicadeza ímpar. Tem paladar elegante e untuoso, com acidez refrescante e final embalado em fruta de caroço, como pêssego e nectarina e toques de alecrim recém colhido.

É certo que vai evoluir por uma década ou mais na adega. Se abrir antes disso, abra-o enquanto prepara uma fondue de queijo, um linguine ao camarão ou um risoto de limão siciliano.

93 Pontos - Wine Enthusiast -

História

Inspirada em seu tio, viticultor de Mâconnais, e também em seu pai, apaixonados por plantas, solo e subsolo, Brigitte Berthelemot criou o Domaine Berthelemot em 2006. Em 2017, Thomas Berthelemot, filho de Brigitte, ingressou na propriedade se unindo à experiência do renomado enólogo Marc Cugney. Baseada em Meursault, a propriedade familiar opera 15 hectares na Côte de Beaune (Meursault, Puligny-Montrachet, Chassagne-Montrachet, Pommard, Volnay e Beaune).

Revelar a nobreza dos terroirs, respeitando a vinha e o meio ambiente é o objetivo da Berthelemot. Atualmente é reconhecido como Alto Valor Ambiental (HVE - nível III) desde 2015 e continua sua conversão para Agricultura Orgânica e Biodinâmica, fazendo parte de uma cultura orgânica (certificado a partir da safra 2021) e biodinâmica (em processo, ainda não certificado).

Whats App Message