CHÂTEAU DE CHASSAGNE-MONTRACHET LES JARDINS CHASSAGNE-MONTRACHET 2019
Jardins du Château de Chassagne é um imponente Chassagne-Montrachet que vem de uma parcela especial dos vinhedos da Château Chassagne-Montrachet, velha guarda da Borgonha
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeOs vinhos que levam o nome Montrachet são considerados os melhores brancos do mundo há séculos.
A história remonta à idade média, quando os monjes benedictinos habitavam as colinas da Borgonha e começaram a aprofundar na viticultura na busca dos melhores terroirs.
Nenhum único terroir rendia vinhos tão complexos e profundos quanto os da Grand Cru Montrachet, tanto que o nome foi utilizado para batizar os villages de Puligny-Montrachet e Chassagne-Montrachet e seus vinhedos em volta.
Quase sempre brancos, a base de Chardonnay, os vinhos da Chassagne-Montrachet e Puligny-Montrachet são de cor dourado, salpicados de esmeralda, escurecendo para amarelo com a idade.
São vinhos incrivelmente longevos, com a possibilidade de melhorar na guarda por no mínimo 10 anos, às vezes até 40 ou 50 anos, nos casos dos vinhos Premier e Grand Cru! Isso mesmo! Quase nenhum outro vinho branco possui uma vida tão longa.
Jardins du Château de Chassagne é um clássico Chassagne Montrachet, com uvas provenientes de um vinhedo muito especial da propriedade, que leva o mesmo nome que o vinho.
De safra ensolarada e plena, considerada quase perfeita na Borgonha, este vinho entrega o belo yin-yang entre corpo e estrutura e delicadeza e nuance.
Na taça apresenta uma cor amarela brilhante com reflexos dourados.
Traz aromas sedutores que começam com flores brancas e vão evoluindo para toques de especiarias, pêssegos e nuances de amêndoas. Com passar dos minutos, não horas, começa a soltar madressilva, lychia, traços lacteos, fava de mel.
No paladar é vibrante e sedutor. Combina frutas brancas com uma delciada fava de baunilha e mais toques florais. Pêssego, damasco e frutos de caroço já se manifestam logo no início, com o passar do tempo evoluem para um lado de castanhas, com nuances de iogurt e de mel.
Ainda extremamente jovem, este vinho é um espetáculo de tomar agora (decantar por 120 minutos se for abrir antes de 2025), com a possibilidade de ganhar complexidade na guarda ao longo de 15-20 anos.
Experimente harmonizar com Foie gras de pato com torradas, robalo assado, lagosta na manteiga ou um filé de garoupa com um molho cremoso e aspargos.
94 Pontos - Alykhan Karim - CEO, Sommelier - Sonoma Market
Desde o século XVII a família Bader-Mimeu tem labutado nas vinhas da Côte de Beaune, dentro e nas encostas da village de Chassagne-Montrachet. Fundadores da Domaine du Château de Chassagne-Montrachet, hoje a família está na sua décima geração de viticultores especializadas nos terroirs ricos e únicos desta pequena parcela da Borgonha.
A propriedade possui vinhedos em alguns dos melhores localizações dentro da appellation, com solos complexos de rochas sedimentarias e calcário, com uma influência de marga.
Seus brancos são compostos de 100% Chardonnay (a regra para todos os vinhos brancos classificados na Côte d’Or região de Borgonha). Seus vinhos brancos oferecem poder e eletricidade, são, cítricos e brilhantes e concentrados, com características de frutas tropicais ou de pedra e texturas atraentes que variam de pelúcia a tátil, aderente e mineral.