DE MARTINO GALLARDIA OLD VINE WHITE BLEND 2019

Valle del Maipo, Chile
Valle del Maipo, Chile

DE MARTINO GALLARDIA OLD VINE WHITE BLEND 2019

Uma assemblage de uvas brancas de vinhedo centenário para se conhecer a expressão singular o Valle del Itata por meio de aromas defumados e textura untuosa, que certamente vão impressionar

Selos e premiações

  • GD 92

Harmonize com

  • PeixesPeixes
  • Comidas AsiaticasComidas Asiaticas
  • Frutos do marFrutos do mar

Avise-me

Teor Alcoólico

12.50%

Tempo de Barrica

6 meses

Temperatura

11.00 °C

Uva/Corte

  • Corinto
  • Muscat

Sobre o produto

De Martino desenvolveu a série Itata em referência ao terroir da sub-região dos vinhos ancestrais chilenos como homenagem aos vinhedos litorâneos do Vale do Itata, localizado na região sul do Chile, berço da viticultura do país, com vinhas que datam de 1551. Nessa área pratica-se agricultura orgânica, sem irrigação artificial e com manejo do vinhedo realizado a cavalo.

As uvas Muscat (Moscatel de Alexandria) e Corinto que compões ente blend em proporção 70% para 30%, respectivamente, são colhidas juntas de um vinhedo com cerca de 100 anos de idade, plantado em pé-franco com as duas variedades misturadas.

Em sua vinificação, as uvas são co-fermentadas de forma espontânea, com estágio em barricas francesas usadas, onde o vinho repousa sobre as borras por 6 meses. Realiza uma fermentação malolática parcial para manter seu frescor.

De visual claro e brilhante, que indica o bom frescor do vinho, Gallardia Old Vine se mostra seco e aromático no olfato, com cítricos verdes e flores brancas.

Em boca, traz toques minerais defumados e apresenta uma textura fluída, com delicada untuosidade. Final limpo, elegante e com mais toques florais chancelam a complexidade deste corte.

Suas características aromáticas e seu frescor singular fazem deste branco um grande parceiro das cozinhas orientais, seja japonesa, tailandesa, chinesa, vietnamita ou coreana. A escolha é sua!

92 pontos - Guia Descorchados - Fresco e delicioso nas notas frutadas e florais, este moscatel e corinto (chasselas) não é o típico Itata branco pesado, com maceração pelicular, que é a forma tradicional de o fazer. Nesse caso, você se sente muito mais revigorado e menos agitado após o segundo copo. O 30% Corinth, que é uma variedade mais austera, acalma a exuberância do Muscat. Com 70% de conteúdo malolático - que você nem sente - este é um branco de verão fresco e vibrante.

História

Em 1934 o italiano Pietro de Martino chegava ao Chile em busca de um lugar único para produzir vinhos. Foi assim que fundou a De Martino, no coração do Valle del Maipo.

Ainda na década de 1990, a vinícola embarcou em um projeto, até então pioneiro no país, para converter as práticas tradicionais de cultivo nos vinhedos em um processo 100% orgânico.

Com todo esse respeito ao sagrado terroir que elabora seus vinhos, o conteúdo engarrafado busca transmitir um sentido de lugar, pureza e equilíbrio. Por isso é tão importante o cultivo sustentável e o uso de técnicas tradicionais de vinificação.

Sob o comando do enólogo Marcelo Retamal, os vinhos refletem o lugar de onde vem, mostrando assim a diversidade única do Chile.

Whats App Message