CHÂTEAU DAUZAC COMTE DAUZAC BORDEAUX


CHÂTEAU DAUZAC COMTE DAUZAC BORDEAUX
Saboroso e concentrado Bordeaux de entrada para o Château Dauzac, uma das propriedades históricas da era napoleônica da denominação de Margaux. Experimente!
Harmonize com
Carnes
Queijos
Avise-me

TEOR ALCOÓLICO
13.70%
TEMPO DE BARRICA
9 MESES
DESCANSO
30 MIN
TEMPERATURA
18.00 °C
UVA/CORTE
MerlotCabernet SauvignonSobre o produto
Propriedade classificada Gran Cru Classé em 1855, o Château Dauzac está encravada na comuna de Labarde, em Margaux. Comte é o blend Bordeaux de entrada da vinícola, uma das mais prestigiadas desde a era napoleônica.
A safra de 2020, uma das mais excepcionais da última década em Bordeaux, se beneficiou de temperaturas amenas ideais para uma brotação dinâmica e precoce. A lavoura mecânica do solo na primavera estimulou a videira a desenvolver seu sistema radicular em profundidade, permitindo que a planta resistisse à seca.
O verão quente e seco que se seguiu levou a uma excelente maturação das uvas. A falta de chuvas provocou um ligeiro déficit hídrico, uma situação que criou uma concentração natural com a maturação evoluindo bem até a época da colheita das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot que compõem o cortem para proporção 60% para 40%, respectivamente.
Após 9 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês (60% a 70% de primeiro uso), percebe-se em taça uma coloração granada escuro. No nariz, há expressão de frutas vermelhas frescas e tonalidade picante.
Sua boca apresenta um ataque redondo, muito equilibrado e bem concentrado com notas refinadas de frutas pretas. Bom comprimento e frescor no paladar ao final.
Harmonize com um grande assado, como um rosbife acompanhado de raízes e verduras suculentas ou um peru inteiro.
História
O Château Dauzac é uma propriedade Margaux Grand Cru Classé, de acordo com a classificação de 1855. Tem um único vinhedo de 49 hectares: 45 hectares na denominação Margaux e 4 na denominação Haut-Médoc.
Descendente de uma grande família irlandesa, o conde Jean-Baptiste Lynch era membro do Parlamento de Bordeaux. Ele herdou Dauzac de seu pai Thomas-Michel Lynch em 1783. Ele e seu irmão também coadministraram duas das grandes propriedades do Médoc: Lynch-Bages e Lynch-Moussas.
Napoleão Bonaparte o nomeou prefeito de Bordeaux e depois o nomeou Conde do Império, o que deu origem ao apelido de "Conde de Dauzac". Ele também era conhecido por nunca ficar sem seu telescópio, que ele usava da sacada do Chartreuse, que dava vista para os vinhedos e para o estuário do Gironde. Dali ele se deliciava com a visão de barcos carregados com barris de Dauzac com destino ao norte da Europa.
Situada perto do estuário do Gironde, que desempenha um papel vital no ecossistema do vinhedo, a propriedade é protegida dos ventos do oceano graças à sua localização ideal cercada por 120 hectares de prados e bosques.
Atualmente, o Château Dauzac está mais comprometido com a inovação em apoio à biodiversidade com o projeto Cuvée Neutre en Carbone (Cuvée Neutro em Carbono), que visa descarbonizar toda a propriedade.