CLOS DE LUZ AGRESTE PAIS-MOSCATEL 2020

Valle de Rapel, Chile
Valle de Rapel, Chile

CLOS DE LUZ AGRESTE PAIS-MOSCATEL 2020

Agreste é um blend inusitado de Pais com Moscatel, de vinhas centenárias. Vinho extremamente aromático e de paladar leve e refrescante. Conheça!

Selos e premiações

  • V 90

Harmonize com

  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

11.90%

Tempo de Barrica

10 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Moscatel
  • Pais

Sobre o produto

Almahue, dentro do Vale do Rapel, tem apenas 360 hectares plantados com vinhedos, alguns deles são os mais antigos do Chile.

Num ravina campestre junto a uma velha casa de tijolos de barro, a vinícola Clos de Luz encontrou algumas vinhas centenárias da casta País misturada com algumas Moscatel que tinham sobrevivido sem cuidados e sem rega. As videiras mantêm-se saudáveis mesmo sem haver aplicação de produtos químicos, nem mesmo de enxofre.

As uvas são colhidas manualmente, prensadas em antigos trituradores manuais de bambu e enviadas diretamente para lagares abertos, fermentando com leveduras nativas.

No final da sua fermentação alcoólica, o vinho é armazenado em barricas de quinto e sexto uso de 225 litros durante 10 meses, visando uma evolução mas não para que a madeira esconda as nuances de fruta.

De cor vermelho-cereja clara, levemente turvo por não ter sido filtrado, é um vinho puro e delicado. Tem nariz aromático, perfumado, com notas que remetem a cereja azeda, morango fresco, terra úmida, feno, tronco de árvores, canela e anis estrelado.

Com um baixo teor alcoólico e um paladar marcante, espalha frutas frescas e taninos finos pela boca, deixando o sabor se prolongar por longos segundos. Tem acidez fresca e é suculento, apesar da delicadeza.

Perfeito para harmonizar com peixes gordurosos como atum; aves como pato, frango e ganso, assim como pratos com cogumelos, comida vegetariana e queijos.

Apenas 1500 garrafas foram produzidas nessa safra.


90 Pontos - Vinous

O Agreste Pais-Moscatel vem de um vinhedo antigo em Almahue, Cachapoal, e passa 10 meses em barris usados. Vermelho cereja na taça, o nariz oferece gentis notas de morangos e cereja azeda com terra úmida, um pouco de tronco de árvore e especiarias doces. Na boca, é saboroso com taninos gentis da variedade enquanto os aromas de feno e frutas se juntam ao final da garganta.

História

A Clos de Luz é uma vinícola familiar que produz vinhos de vinhedos próprios no Vale do Almahue, no Chile, com um grande foco na elaboração de vinhos de altíssima qualidade com casta Carménère, emblemática para o país.

A assinatura da casa são vinhos elegantes, com alto nível de frescor, de mínima intervenção e que são fermentados apenas com leveduras nativas. Os vinhos da família Edwards Cosmelli ressaltam fruta sobre madeira, e por isso são envelhecidos em foudres de carvalho francês, ânforas de barro e barricas de carvalho de 50 hl.

Os vinhedos da propriedade foram plantados em 1945 por Luz Edwards Cosmelli, avó dos atuais administradores da vinícola, e hoje são os vinhedos de Carménère mais antigos do país.

Whats App Message