CHÂTEAU TEYSSIER SAINT ÉMILION GRAND CRU AOC 2013

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU TEYSSIER SAINT ÉMILION GRAND CRU AOC 2013

Château Teyssier, um dos mais importantes Grand Cru Classé de Saint Émilion.

Selos e premiações

  • JS 91
  • S 93
  • TA 91
  • WE 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Merlot

Sobre o produto

Os vinhos do Château Teyssier são elaborados por Jonathan Maltus, o “guru inglês da vinificação em Bordeaux”, segundo o crítico internacional Robert Parker.

Este Saint-Émilion Grand Cru é um blend de Merlot (70%) e Cabernet Franc (30%), elaborado com frutos cultivados em parcelas muito especiais de seus vinhedos em Vignonet, à margem direita do Gironde.

Por lá, as primeiras vinhas foram plantadas em torno de 1956, ou seja, alguns dos frutos usados nesse Grand Vin nasceram em vinhas com mais de 65 anos!

A colheita é feita de forma manual, em pequenas bandejas, e passam por mais duas etapas de seleção ao chegar à vinícola.

A primeira fermentação é feita em tanques de aço inox de temperatura controlada, enquanto a fermentação malolática é feita em barricas novas de carvalho francês e também em tonéis de madeira.

Por 6 meses é utilizada a técnica de bâtonnage, reinjetando as próprias borras ao vinho. Depois disso, o vinho é transferido para barricas de carvalho francês para uma maturação que dura em torno de 12 meses (mas pode variar de acordo com a safra).

Um vinho luxuoso, com excelente estrutura, mas agora, após 10 anos, numa fase incrivelmente sedoso, totalmente integrado e entrando na janela ideal para tomar. Exibe lindas notas de couro e tâbaco, terra vulcânica, traços de cacau, toffee, um nuance café espresso, leve herança da passagem por carvalho.

De corpo médio, traz em boca uma suculência de frutas vermelhas e pretas envoltos em sabores de balsâmico e uma sedosidade em boca que é só atingido com anos de guarda. Taninos totalmente aveludados agregam muito à experiência. A acidez segue vivaz, que indica que o vinho seguirá evoluindo bem na adega pelos próximos anos.

Recomendamos decantar por 60 minutos antes de servir..

Vai muito bem com carnes de caça, como javali, cordeiro e queijos meia cura.

93 Pontos - Equipe Sonoma

91 Pontos - Wine Enthusiast

“Amostra de barril. De caráter maduro e fumado, este vinho é perfumado e vivo com acidez. Tem potencial para ser um vinho delicioso, frutado e amigável, mas os taninos e a mineralidade adicionam uma profundidade mais firme.”

91 Pontos - James Suckling

“Um vinho com frutos pretos e notas de chocolate raspado. Corpo médio com taninos polidos e final fresco.

91 Pontos - Tim Atkin

16,5/20 - Jancis Robinson

História

O Château Teyssier é uma das propriedades de grande destaque em Saint-Emilion. Seu proprietário e vinhateiro Jonathan Maltus é considerado por Robert Parker como “o guru inglês da vinificação bordalês”, um dos “rebeldes” de Bordeaux.

A vinícola está localizada na margem direita do Gironde, na comuna de Vignonet. E lá estão localizadas as 7 parcelas de vinhedos que compõem seu Grand Vin. Desde os anos 1990 Maltus desempenha papel chave no movimento “cult” que tem prosperado na região.

Atualmente, possui cerca de 52 hectares de vinhedos em Saint Emilion - incluindo 10 na Côte de Saint-Emilion - onde fazem cinco vinhos, entre eles o icônico Le Dôme, várias vezes prestigiado com 100 Pontos pelo Parker.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message