CHÂTEAU SIXTINE MANUS DEI CHÂTEUNEUF-DU-PAPE 2019

Châteauneuf-du-Pape, França
Châteauneuf-du-Pape, França

CHÂTEAU SIXTINE MANUS DEI CHÂTEUNEUF-DU-PAPE 2019

Um vinho que emociona, elaborado por um dos grande nomes de Châteauneuf du pape.

Selos e premiações

  • organico
  • AK 93
  • JD 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

15.00%

Descanso

120 min

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Grenache
  • Mourvèdre
  • Syrah

Sobre o produto

A região de Chateauneuf-du-Pape é pequena, se comparada a outras do sul da França, e também única. O calor da região é marcante. As videiras são baixas, rasteiras, impossibilitadas de tomar altura por causa dos fortes ventos que vem do mediterrâneo. O calor absorvido pelas pedras, que cobrem os solos, segue amadurecendo as uvas pela noite,resultando em vinhos com alta concentração de sabores. Neste terroir extremo, no famoso plateau chamado “La Crau”, está localizado o Château Sixtine, produtor elite que cultiva uvas e produz vinhos na região desde 1673. Hoje seus vinhos estão entre os mais procurados da AOC e nos emocionam há anos. De produção orgânica, o Châteauneuf Du Pape Manus Dei 2019 é um blend de Grenache, Syrah e Mourvèdre que envelheceu principalmente em concreto, mas também 25% em barricas velhas e 5% em carvalho novo. De cor vermelha granada em taça, oferece instigantes aromas de frutas vermelhas como ameixas, framboesas e groselhas picantes. Junto com toda essa explosão de frutas generosas, aparecem notas terrosas, taninos maduros e uma estrutura de tirar o fôlego. Exatamente o que vocês esperariam de um produtor desse calibre. Se for abrir agora, recomendamos decantar por, no mínimo, uma hora. Vai evoluir absurdamente bem na guarda ao longo de 10-15 anos, para quem conseguir deixar uma garrafa ou outra na adega. Para harmonizar com cordeiro servido em tahine com couscous marroquino. Ou apostar em um bife de chouriço, gorduroso, com batatas levemente apimentadas. 94 Pontos - Jeb Dunnock - Uma amostra rica, encorpada e concentrada que tem muitas frutas como groselha, notas de carnes condimentadas, garrigue e pimenta, taninos maduros e uma sensação na boca deslumbrante. Dê às garrafas de 2 a 4 anos para ganhar alguma complexidade e desfrutar na próxima década.


94 Pontos - Vinous - Antonio Galloni


93 Pontos - Alykhan Karim (CEO - Sonoma Market) - Abrimos este vinho em degustação agora em Outubro, 2022. Está evoluindo maravilhosamente. Nos aromas, um toque de balsâmico, com especiarias doces e exôticos: cravo, noz moscada, também um tomilho, um tomate seco. Em boca sentimos uma fava de baunilha, amora, e uma excelente expressividade, uma linearidade. Excelente estrutura. Chocolate em pó, altamente agradável, leve herança da passagem por barrica. Vai longe. Daqui a 10 anos este vinho vai ser fantástico, se tomar agora recomendo decantar"

História

A região de Chateauneuf-du-Pape é pequena, se comparada a outras do sul da França. O solo é coberto por uma camada de 30 centímetros de pedras arredondadas, chamada de "ovos de pata", tanto pelo formato como pelo tamanho. As videiras são baixas, rasteiras, impossibilitadas de tomarem altura por causa dos fortes ventos que vem do mediterrâneo. O calor absorvido pelas pedras durante o dia potencializa o amadurecimento das uvas. O alívio é que os ventos seguem soprando a noite, que surpreendentemente fica fresca, o que mantém a acidez e o frescor nas uvas. Jean Diffonty, herdeiro e winemaker da Château Sixtine, é um micro produtor extraordinário, que optou pela dificílima tarefa do preparo orgânico e a preservação da biodiversidade local é plena. A propriedade pertence à família dele desde 1673, uma das mais antigas famílias de todo o Rhône. Seu pai, enólogo e prefeito por 30 anos da aldeia Châteauneuf-du-Pape, foi creditado por trazer a região à modernidade. Situado entre Orange e Avignon, o Sixtine tem 15 hectares apenas, consolidadas em 3 vinhedos com solos de composições diferentes, uma de marga, a outra de pedras de granito e calcário, a terceira de argila e calcário. Seus cuvées são blends das uvas dessas parcelas. Consideramos o Diffonty um puro sangue do terroir, um artista elevando a expressão das uvas a um nível superior.
Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message